Música | Notas

“Samba de Verão” é o novo projeto de Diogo Nogueira

Change Size Text
“Samba de Verão” é o novo projeto de Diogo Nogueira Capa. Foto: Mary Debs/Divulgação

Gravado no dia 26 de novembro, dentro de uma balsa no mar da Baía da Guanabara, num palco de 500 m2, numa Marina em Niterói, com a vista privilegiada do Rio de Janeiro e a silhueta das montanhas da cidade ao fundo, Diogo Nogueira apresenta seu novo projeto: Samba de Verão.

O projeto terá lançamento de não um, mas três álbuns diferentes: Solque está saindo agora , Céu e Lua, com as participações especiais de Zeca Pagodinho, Grupo Fundo de Quintal e ainda um momento especial do Diogo apresentando cinco partideiros da nova geração do samba.

Todo o projeto audiovisual foi gravado em um único dia, sendo o álbum Sol, do início da tarde até o pôr do sol; o álbum Céu pegando o final da tarde e início da noite, e o álbum Lua gravado totalmente na parte da noite.

Produzido por Rafael dos Anjos e Alessandro Cardozo, cenografia de Zé Carratu, direção de imagem de Bruno Murtinho, e com uma big band formada por 15 músicos, o primeiro álbum Samba de Verão – Sol chega trazendo oito faixas. Diogo vem com músicas inéditas, algumas de sua própria autoria, além de sambas garimpados a dedo por ele nas rodas de samba e uma homenagem especial para a querida Beth Carvalho.

O álbum abre com um convite para todo mundo sambar no contagiante pot-pourri das músicas Divino e Natural (Adriano Ribeiro, Saulinho e Marquinho PQD), Hoje tem Samba (Sombrinha, Arlindo Cruz e Maurição) e Bom Ambiente (Jairo e Luis Carlos do Cavaco), importantes sambas das décadas de 80 e 90. Na sequência, a inédita Ouro da Mina (Claudemir, Rafael Delgado, Rodrigo Leite e Cauíque), forte concorrente a ser uma das músicas de trabalho do projeto.

Os momentos emocionantes ficam a cargo da versão de Diogo Nogueira para o clássico Andança (Danilo Caymmi, Edmundo Souto e Paulinho Tapajós), que lançou a cantora Beth Carvalho, e da participação especialíssima do Grupo Fundo de Quintal nos sambas Fada (Mário Sergio e Luiz Carlos da Vila) e Cheiro de Saudade (Sereno e Mauro Diniz), um dos últimos registros do querido Ubirany, com seu repique e sua caixinha, ambos inventados por ele.

Outro destaque do álbum é a contagiante Bota pra Tocar Tim Maia, de autoria do Diogo Nogueira com seus parceiros Rodrigo Leite, Cauíque, Marcio Alexandre e Marcelinho Moreira, que já está tocando nas rádios de todo o Brasil.

O álbum conta ainda com a participação de cinco partideiros da nova geração do samba: Juninho Thybau, Gabrielzinho do Irajá, Mosquito, Mingo e Baiaco, no medley Pretas, Brancas e Morenas (João Martins, Juninho Thybau, Luciano Bom Cabelo e Paulo Henrique/PH Mocidade), É Lenha (Nego Álvaro, Mingo Silva e Mosquito) e Amor Verde e Rosa (Mingo Silva).

No final do DVD destaque para mais uma inédita Fera Destemida (Inácio Rios e Ramon Ramos) e para o medley com Verdadeira Chama (André Rocha e Flávio Cardoso), Nos pagodes da vida (Roberto Serrão e Guilherme Nascimento) e Sorriso Aberto (Guará), gravado originalmente por Jovelina Pérola Negra.

Samba de Verão – Sol está disponível no canal do Diogo no YouTube e em todas as plataformas digitais.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?