Música | Notas

Turucutá lança o clipe de “Nosso Ylè”

Change Size Text
Turucutá lança o clipe de “Nosso Ylè” Frame. Turucutá, Nosso Ylê. Foto: Ananda Aliardi/Divulgação

Gravado durante a pandemia de forma remota, com cada integrante em sua casa, a música e o clipe de Nosso Ylè trazem a alegoria da poética urbana carnavalesca presente no grupo.

O lançamento será em uma data emblemática pra quem, como a Turucutá, homenageia o samba diariamente, por meio de suas memórias, seus integrantes, admiradores e alunos: nesta quarta (2/12), Dia Nacional do Samba. O vídeo tem direção de arte de Ananda Aliardi e roteiro dela e de Vini Silva.

O significado de Ylè, que na língua dos povos Yorùbá da Costa Ocidental Africana que contribuíram para a formação da cultura brasileira a partir da diáspora, significa casa, lar. Aqui ele se amplia e faz alusão à tradição do carnaval presente em todos nós.

— É o reconhecimento do lugar da escola de samba como exemplo de quilombo urbano que pulsa tensões e paixões a todo o momento, para, ao fim, desfilar pela avenida a luta, a história e a alegria de uma comunidade — afirma Vini Silva. 

— As quadras de ensaio são legítimos lugares de encontro dessa arte. São lar de grandes artistas, poetas, dançarinos, compositores e a Turu, em seu primeiro lançamento fonográfico, avança um passo em direção ao futuro sem esquecer homens e mulheres que vieram antes e fizeram da sua história motivo de celebração, amor e resistência — complementa.

A letra da canção revela a alma de uma pessoa comum e sua relação com a própria casa. Mas, simbolicamente, remete a um lugar de poder e vida, cultivado por memórias e afetos.

Em Nosso Ylè está presente a ideia de que a música brasileira se mantém  viva pelo asfalto quente dos grandes conglomerados urbanos, mas sem perder de vista a estética carnavalesca, com o olhar sempre atento e irreverente de eternos foliões.

Confira o clipe:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?