Música | Notas

Unimúsica apresenta festival “rasuras transversais”

Change Size Text
Unimúsica apresenta festival “rasuras transversais” Jup do Bairro faz o show de abertura. Foto: Valdinei Souza

Depois de dois anos de edições virtuais em função da pandemia, o Unimúsica volta a fazer do campus central da UFRGS um lugar vivo de música, como era a proposta original do projeto criado pelo Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da universidade em 1981. De 17 a 20 de novembro, o festival rasuras transversais apresenta um apanhado do cenário contemporâneo da diáspora africana na música brasileira, com uma programação que combina shows no Salão de Atos, apresentações ao ar livre e encontros com os artistas convidados.

A proposta foi concebida por uma equipe curatorial formada pelas musicistas e pesquisadoras Nina Fola e Rosa Couto, pelo professor e astrofísico Alan Brito, pelos jornalistas GG Albuquerque e Ana Laura Freitas, pela produtora cultural Lígia Petrucci e pela antropóloga Santa Júlia da Silva. “O título ‘rasuras transversais’ assinala uma contranarrativa, a proposta de uma marca audível que busca contribuir para a transformação de sentidos impostos pelo colonialismo”, escrevem os curadores no texto de apresentação do festival. 

A cantora e compositora paulistana Jup do Bairro faz o show de abertura do festival, no dia 17, às 20h, levando ao palco do Salão de Atos da UFRGS músicas do seu EP Corpo sem juízo (2020), que lhe rendeu o título de Revelação do Ano pelo Prêmio Multishow. 

Na noite seguinte, o músico, pesquisador e poeta baiano Tiganá Santana estreia na capital gaúcha. Primeiro compositor brasileiro, na história fonográfica do país, a apresentar um álbum com a presença de canções em línguas africanas, em 2010, ele traz ao Unimúsica um trabalho mais recente, Vida-Código.

No final de semana, o festival se intensifica, às 18h, e o público é convidado a se deslocar para a escadaria em frente ao Centro Cultural da UFRGS. Ali, nos dois dias, Felix, Turva, Gugu e La Twins, artistas do Coletivo Turmalina, se revezam para incorporar na programação do Unimúsica suas pesquisas, bastante diversas entre si, dentro do universo da música eletrônica. 

Ainda no sábado, dia 19, um dos principais nomes da cena atual do jazz, o pianista e compositor pernambucano Amaro Freitas sobe ao palco do teatro da universidade com Sankofa, show de seu terceiro e festejado disco. Por fim, no domingo, dia 20, às 20h, o Unimúsica promove o encontro de dois rappers gaúchos, o pelotense Zudizilla e a porto-alegrense Cristal, que apresentam seus trabalhos mais recentes, respectivamente, Zulu Vol. 2: De Cesar a Cristo (2022) e o EP Quartzo (2021).   

Além dos shows, rasuras transversais oportuniza encontros do público com os artistas convidados e curadores, em conversas e oficinas. Algumas dessas ações ocorrem na semana que antecede o festival, como um convite para que o público se aproxime de temáticas que atravessam a programação. São elas: roda de conversa com Cristal, no dia 8; aula “Escutas e estéticas periféricas”, com GG Albuquerque, no dia 9; e edição especial do programa Muamba UFRGS, da Rádio da Universidade, que, no dia 12, recebe os intérpretes Sandro Ferraz, da Imperadores do Samba, e Fabio Ananias, da Bambas da Orgia. 

Os encontros e as apresentações ao ar livre têm entrada franca. A retirada de ingressos para os shows do Salão de Atos da UFRGS, mediante doação de 1kg de alimento não perecível, ocorre a partir do dia 10 de novembro, quinta-feira, das 8h às 20h (exceto finais de semana e feriado), no Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333).

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?