Recomendações

Uma grande tradução da natureza humana

Change Size Text
Uma grande tradução da natureza humana Foto: Fósforo/Divulgação

LIVROS

Mau Comportamento | Mary Gaitskill

Quando foi publicado pela primeira vez, em 1988, Mau Comportamento (Fósforo, tradução de Bruna Beber, 256 páginas, R$ 74,90) causou furor na cena literária norte-americana com suas histórias de obsessão – frequentemente regadas a sexo, drogas e fetiches – que iluminam o lado menos confessável do desejo humano. Em mais de um conto, mulheres jovens trabalham como prostitutas, orbitando uma Nova York dos anos 1980 que fervilha de aspirantes a artistas lutando por reconhecimento.

Inveja, vaidade e frustração são sentimentos que a escritora Mary Gaitskill leva a sério. Aos trinta e poucos anos, a autora de Detroit dinamitou as barreiras da ficção que restringiam aos personagens masculinos o direito de ser imperfeitos, ter maus hábitos ou cometer erros, inaugurando um novo tempo das protagonistas refratárias a convenções e incapazes de se ajustar a moldes de delicadeza e bondade até então inescapáveis.

Mais de 30 anos após sua primeira publicação, Mau Comportamento firmou-se como um clássico moderno do cânone norte-americano e se apresenta como uma obra que transcende o contexto político atual, confirmando hoje o que já se anunciava lá atrás: Mary Gaitskill é mais do que a voz de uma geração, é uma grande tradutora da natureza humana.


O que Fazem os Artistas | Leonard Koren

<

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.