1874: A chegada das ferrovias
1874: A chegada das ferrovias (Porto Alegre – São Leopoldo): História
No seu livro Da Revolução Industrial Inglesa ao Capitalismo (R. Janeiro, Forense-Universitária, 1969), Eric J. Hobsbawm enunciou que a passagem da era do industrialismo têxtil (em crise por volta de 1850) para a segunda fase da industrialização (1850-1895) foi marcada pela “revolução operada nos transportes pelas estradas de ferro e pela navegação a vapor” (p.102) (…), “abrindo áreas como as pradarias norte-americanas [a “conquista” do oeste e a respectiva mortandade de índios e búfalos], os pampas sul-americanos [a “campanha do deserto” e a ligação com o norte uruguaio, com a expulsão dos índios para dar lugar à bovinocultura inglesa] e as estepes do sul da Rússia para a agricultura” (p. 107).
Um corolário do enunciado é que deste processo resultou, a partir de 1870, o crescimento considerável de cidades como Chicago, Nova Iorque, Buenos Aires, Montevidéu, etc, que recebiam pelas estradas de ferro a produção dessas novas áreas para exportá-las, via barcos a vapor, para o mercado europeu. Não citado por Hobsbawm, seria o caso de lembrar São Paulo e Santos, com as estradas de ferro que ligaram o oeste paulista e seus cafezais com o litoral.
[Continua...]