Nando Gross

A estratégia do professor Portaluppi

Change Size Text
A estratégia do professor Portaluppi Renato Portaluppi. Foto: site oficial do Grêmio

Em entrevista coletiva, Renato Portaluppi falou que teria férias prolongadas ao final do Brasileirão, o que já foi o suficiente para deixar todos intrigados com o que ele estaria querendo dizer. O técnico gremista encerra seu contrato com o clube no final deste ano e precisa renovar para ficar; logo, Renato trata de valorizar o seu nome e já chamar os torcedores para o seu lado.

O curioso é que Renato tem adotado uma estratégia peculiar para se autopromover. Em todas as partidas, independentemente do resultado, ele utiliza a imprensa para elogiar a excelência de seu trabalho, que, segundo suas palavras, está muito acima das expectativas. Se já vem falando isso há bastante tempo, é evidente que, se aproximando o momento da renovação, este discurso será ainda mais incrementado, inclusive com a simbologia de “férias prolongadas”.

A entrevista foi emblemática. Após uma derrota de 3 a 0 para o Atlético-MG, em vez de discutir os erros em campo, Renato conseguiu direcionar a atenção para o assunto de sua permanência no Grêmio. O fracasso do time foi ofuscado pela incerteza; ele fez com que toda a repercussão ficasse em cima da sua permanência para o ano que vem.

À medida que nos aproximamos do término da temporada e do contrato de Renato, podemos esperar que esse discurso de valorização se intensifique. As palavras cuidadosamente escolhidas e a constante autoexaltação ao seu trabalho continuarão a moldar a narrativa em torno do futuro de Renato Portaluppi no Grêmio.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.