Matinal News

Alimentação na Capital teve a maior inflação do Brasil em março

Change Size Text
Alimentação na Capital teve a maior inflação do Brasil em março

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a inflação na Região Metropolitana de Porto Alegre teve alta de 1,61% em março, a maior desde 2015. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses na Capital chegou a 10,38%. O grande responsável pelo aumento foi o grupo de alimentos, que subiu 3,18%, o maior índice do País no mês passado. A cenoura sofreu o maior acréscimo, com alta de 166% em 12 meses no IPCA. Na semana passada, o Dieese divulgou o preço da cesta básica, que ultrapassou os 700 reais em Porto Alegre, o mais alto em 28 anos. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), dois fatores explicam a inflação dos últimos meses no setor: combustíveis e grãos.

Prefeitura abre consulta pública sobre desestatização da Carris

A Prefeitura lança nesta segunda o processo de consulta pública sobre a desestatização da Carris. A Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) vai receber contribuições pelo e-mail [email protected] até 11 de maio. Os contratos e a documentação referente ao projeto de desestatização serão publicados hoje no site da secretaria. A desestatização da Carris faz parte de um conjunto de mudanças no transporte público da Capital feitas pela Prefeitura no ano passado. O Executivo justifica que o processo irá baixar a tarifa e melhorar o serviço. O prefeito Sebastião Melo (MDB) prometeu apresentar nesta semana o novo valor da passagem de ônibus de Porto Alegre, no entanto sua agenda não prevê um momento específico para isso.

Erramos: Apuração feita pelo Matinal descobriu que, ao contrário do informado na edição de sexta, o ex-diretor geral do Previmpa, Rodrigo Costa, não integrou o staff da empresa que ganhou um processo seletivo no Executivo. Imediatamente após a seleção da gestora de fundos Icatu para a administração da previdência complementar dos servidores municipais, Costa pediu licença do serviço público para assumir vaga em uma agência de corretores mobiliários que não participou do certame, a Grid Investimentos. A mudança, porém, suscitou suspeitas de conflitos de interesses porque a Grid tem, no seu rol de clientes, uma das subsidiárias da Icatu. Essa relação que será objeto da investigação instaurada pelo Município.

Outros links:


Prefeitura prevê arrecadar mais de 6,4 bilhões de reais em solo criado com programa no 4º Distrito

A proposta da Prefeitura de Porto Alegre que visa a revitalização do 4º Distrito através do programa +4D estima gerar 6.475 bilhões de reais em arrecadação de solo criado ao longo das próximas três décadas. Com semelhanças ao projeto que criou regramento específico ao Centro, a revitalização da antiga área industrial de Porto Alegre será tema de audiência pública na noite desta segunda-feira.

Quase um terço do montante estimado a ser arrecadado com a venda de solo criado será destinado à revitalização de 24,3 quilômetros de vias na região, além de espaços públicos do 4º Distrito. No plano, a Prefeitura prevê descontos e isenções a quatro categorias, que passam por interesse cultural, demanda habitacional prioritária, além de projetos com soluções de drenagem e descontaminação no solo.

A audiência desta segunda é uma das últimas etapas antes do envio da minuta do projeto à Câmara Municipal, o que inicialmente estava previsto para ocorrer ainda em março. Caso o legislativo aprove, o 4º Distrito se tornará a segunda região da Capital a ter uma espécie de Plano Diretor independente do restante da cidade.

A proposta chega a autorizar futuras edificações de até 300 metros de altura, nas proximidades da Rodoviária e cita potencial para até triplicar a população da área. O Matinal conversou com arquitetos para buscar explicar possíveis impactos de pontos do programa.

Leia a reportagem completa


Juremir Machado da Silva

Minha candidatura

Demitido da Rádio Guaíba e do Correio do Povo por não aderir ao bolsonarismo que passou a dominar esses veículos e por ser considerado petista devido ao fato de, por pluralismo, dar espaço à esquerda, recebi vários convites para ser candidato nas eleições de 2022. Convites de partidos de esquerda, centro e centro-direita. Poderia ter aceito um deles, eram todos honrosos. O fato de virem de todos os lados me dá orgulho. Ofereceram-me a possibilidade de concorrer a deputado estadual ou federal com apoio para uma campanha consistente e competitiva.

Recusei todos por querer continuar como professor e jornalista.

Leia neste link a coluna completa.


Cultura

“O Pacto” sela a união da literatura com a paixão

Foto: A2 Filmes

Baseado em um livro de memórias de Thorkild Bjørnvig, no qual o poeta relata os episódios de sua relação com a escritora Karen Blixen, o longa dinamarquês O Pacto, de Bille August, retrata a complexa amizade entre o jovem escritor e a venerada autora dinamarquesa. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Galeria Ecarta divulgou sua programação de exposições para 2022.

Centro Histórico-Cultural Santa Casa apresenta a instalação Edifício Cristal, concebida pela Cia. Incomode-te.

Instituto Ling receberá parte da programação do festival Fantaspoa, incluindo sessões com trilha sonora ao vivo entre as mais de 20 atividades da 18ª edição do evento.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

“É agora ou nunca.” Esse foi o teor de mais um relatório publicado na semana passada pela ONU sobre as mudanças climáticas. Se de um lado os países têm dificuldades em se mobilizar para barrar o aumento da temperatura no Planeta Terra, os cientistas não medem esforços para apontar os riscos que nossa espécie corre. Um exemplo é a nova exposição no Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, que montou um espaço com experiências interativas que mostram o impacto do efeito estufa. Em uma delas, é possível entrar dentro de uma cabine fechada que emula o Planeta Terra e sentir na pele o temerário aumento de 4ºC, um dos piores cenários desenhados por especialistas para o final do século. O museu abre de terça a domingo, e os ingressos vão de 10 a 40 reais.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.