Matinal News

Biblioteca Pública do RS anexará prédio que havia sido ocupado por movimento social

Change Size Text
Biblioteca Pública do RS anexará prédio que havia sido ocupado por movimento social Foto: Secom/Divulgação

Previsão do tempo: O dia tende a ser ensolarado em Porto Alegre, com as marcas variando entre 16°C e 26°C

Marcado na história como palco de uma violenta retirada de ocupantes em 2017, o prédio localizado na esquina das ruas General Câmara e Andrade Neves, no Centro da Capital, se transformará em anexo da Biblioteca Pública do Estado. Na terça, uma comitiva da Secretaria Estadual da Cultura esteve no imóvel, que é tombado, realizando uma visita técnica. Conforme a secretária Beatriz Araújo, o objetivo é tornar a biblioteca mais acessível ao público com o novo prédio: “Um espaço de inclusão e de acolhimento, a serviço da educação e da cultura”, afirmou. O prédio estava desocupado por dez anos quando famílias ligadas ao Movimento Lanceiros Negros entraram no edifício, onde permaneceram por dois anos até que foram retirados por meio de uma operação com uso da força policial. O lugar seria sede da Empresa Gaúcha de Rodovias, o que não ocorreu.

Lei trabalhista estimulou terceirização e trabalho análogo à escravidão – Nesta longa reportagem, o Repórter Brasil e a Headline revisitam a situação de pessoas que chegaram à serra gaúcha para trabalhar na colheita de safras. O texto mostra como a lei trabalhista do governo Michel Temer (MDB) acabou por acelerar casos de escravidão moderna na região, através da contratação de terceirizados, situação em que estavam os resgatados em Bento Gonçalves, em fevereiro. “Antes não se verificava na safra da uva esse atravessador da mão de obra, que ganha em cima do trabalho dos outros”, explica Vanius Corte, gerente do Ministério do Trabalho e Emprego em Caxias do Sul. Foi a partir desta lei que Pedro Santana, dono da empresa que contratou o grupo resgatado no início do ano, direcionou seu negócio: “Hoje está cheio de empresas terceirizadas, tem crescido nos últimos anos de forma assustadora”, confirma Sérgio Poletto, segundo secretário da Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais no RS. No RS, apenas em 2023, quase 300 pessoas foram resgatadas de trabalhos análogos à escravidão. As maiores operações deste tipo ocorreram em Bento e em Uruguaiana.


Reportagem Matinal

Secretário evita dar novo prazo para reabertura da Usina do Gasômetro

Fechada há mais de cinco anos, a Usina do Gasômetro está sem data para reabrir. A última expectativa frustrada da prefeitura de Porto Alegre era inaugurá-la parcialmente para o aniversário da cidade, em março, o que acabou descartado. Sem instalação elétrica e sem PPCI, o espaço tem restrições para operar. Além disso, a laje sobre o teatro Elis Regina não está pronta.

Em entrevista ao Matinal, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, informou que o edital para o projeto elétrico está atrasado. “A nossa expectativa até era que já tivesse saído. Acredito que até o final de semana, início da próxima, deve estar saindo”, projetou.

Como o prazo de conclusão da parte elétrica é de até 90 dias, já não seria mais possível garantir que as portas do Gasômetro seriam abertas até julho, previsão que chegou a ser considerada em março pelo Município. Flores evita dar novo prazo para a reinauguração: “Esperamos que em julho a gente tenha concluído as obras pesadas de engenharia, mas a usina só vai funcionar pontualmente, com eventos que puderem funcionar com energia provisória (geradores) e PPCI provisório.”

Enquanto os prazos são adiados, a obra segue encarecendo. Em 19 de abril, o contrato recebeu um novo aditivo, publicado nesta semana no Diário Oficial. Com quase 200 mil reais a mais, referente a atualizações de preços de materiais, o contrato agora ultrapassa os 19,5 milhões de reais, praticamente 70% maior do que o previsto inicialmente, 11,4 milhões. Leia a reportagem completa.

“Se ninguém mais comprar, o furto de cabos vai parar”, diz delegada

Um crime endêmico em Porto Alegre e em diversos municípios do litoral norte, o furto de cabos motivou uma força-tarefa que envolve Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública e Brigada Militar para desmantelar a cadeia. Em entrevista ao Matinal, a delegada do Departamento de Investigações Criminais Vanessa Pitrez, que está à frente do combate, detalha os elos da cadeia e reforça que só haverá uma solução para o furto de cabos quando a receptação for desmantelada. “A rede vai desde aquele que furta os fios e repassa para um pequeno receptador, que muitas vezes remanufatura o cobre, derrete e faz uma nova fiação, depois tenta inseri-la no mercado de forma descaracterizada, vendendo para empresas que vão utilizar esse material, até para as próprias concessionárias do serviço público”, descreve. Ontem, a vereadora Mônica Leal (PP) protocolou na Câmara pedido de instalação de uma CPI para investigar o furto e a receptação de cabos na capital. O requerimento foi assinado por outros 11 parlamentares.


Outros links:

  • Associação Hospitalar Vila Nova comprou o hospital Parque Belém e tem planos de reativá-lo em um mês, com leitos do SUS. Porém, a Secretaria Municipal da Saúde afirmou que não dispõe de orçamento. A pasta estadual avalia a situação.
  • A partir de hoje, a capital amplia os públicos para as aplicações da vacina bivalente (50 anos ou mais) e contra a gripe (pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e com deficiência permanente a partir de seis meses de idade).
  • Por 3 votos a 0, a 8ª Câmara Criminal do TJRS manteve a sentença de 1º grau que condenou o ex-vereador Valter Nagelstein pelo crime de racismo, por conta de comentários feitos sobre a eleição de vereadores negros em 2020. Cabe recurso.
  • A prefeitura entregou óculos especiais a 46 alunos e dez professores da rede pública com deficiência visual. O equipamento possui uma câmera acoplada capaz de escanear textos e transformá-los em áudio.
  • Mais três mortes em decorrência da dengue foram registradas pela Secretaria Estadual da Saúde. Ontem a prefeitura de Passo Fundo confirmou o óbito de uma criança, ainda fora do painel do estado. Assim, o total de vítimas neste ano chega a 15.
  • Durante protesto no Centro ontem, a Frente de Servidores foi recebida pelo chefe da Casa Civil, Artur Lemos, que rechaçou abrir negociação por reajuste e recebeu um documento contrário ao plano para o IPE Saúde.
  • Horas mais tarde, Lemos recebeu deputados de Republicanos, PL e Novo, que sinalizaram apoio ao projeto para o plano de saúde dos servidores.
  • Começa hoje e vai até a próxima segunda-feira o 33º Festival Internacional de Balonismo de Torres, o maior do gênero da América do Sul.
  • Na crônica de hojeJuremir escreve sobre o poder dos livros: “O livro é uma fresta na espessa parede do mundo, um fio de luz vazando entre as pedras do tempo, um filete de água irrigando a aridez do cotidiano”.

Cultura

Agenda (🔒)

O espetáculo Amour’s Cabaret, de Manly B, apresentado em Paris desde 2019, terá única apresentação, às 20h, na Zona Cultural, com participações dos cantores Adriana Deffenti e Madblush e da acrobata Roberta Alfaya.

Adriana Calcanhottoestreia a turnê Gal: Coisas Sagradas Permanecem, às 21h, no Salão de Atos da PUCRS.

Às 21h, a banda de câmara Tum Toin Foin, liderada pelo compositor Arthur de Fariaretorna ao Espaço 373 – relembre a entrevista com o grupo.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Morto no fim do ano passado, Pelé recebeu mais uma homenagem nesta quarta-feira. Agora, o apelido de Edson Arantes do Nascimento é um adjetivo, sinônimo de “excepcional”. O verbete foi incluído na edição do dicionário Michaelis. “pe.lé® adj m+f sm+f Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé®, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único. Ele é o pelé do basquete. Ela é a pelé do tênis. Ela é a pelé da dramaturgia brasileira.” A novidade foi anunciada durante o Sports Summit, em São Paulo. A família do Rei do Futebol foi presenteada com uma placa em que está inserido o verbete que exalta o maior jogador de todos os tempos.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.