Matinal News

Como será a corrida eleitoral em Porto Alegre

Change Size Text
Como será a corrida eleitoral em Porto Alegre

Eleições 2020: A busca por votos sem o calor das ruas de Porto Alegre

A dois meses do primeiro turno das eleições, quase não se nota movimentação eleitoral em Porto Alegre. Por causa da pandemia, os eventos em vias públicas estão proibidos na cidade. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou protocolos para minimizar os riscos de contágio nos locais de votação, mas não disse se haveria novas regras para comícios, atos e reuniões presenciais das campanhas. Também não comentou se candidatos podem sofrer punição por infringir as restrições sanitárias nas sessões de votação, como não usar máscaras ou se recusar a aplicar álcool em gel nas mãos.

As indefinições não param por aí. Não se sabe ao certo quais são os riscos e punições a ataques cibernéticos em uma campanha que já mostrou ser agressiva em seu início, com a distribuição de um vídeo apócrifo contra o prefeito da Capital e pré-candidato à reeleição, além de ataques a reuniões virtuais de duas pré-candidatas da esquerda.

Outro ingrediente da disputa deste ano é a quantidade de postulantes: são cerca de 13 nomes à prefeitura de Porto Alegre, e as legendas têm até o dia 26 de setembro para confirmar o registro da candidatura.

Para entender como as campanhas estão lidando com a configuração atípica destas eleições, o Matinal entrou em contato com cinco pré-candidatos: o ex-prefeito José Fortunati (PTB), a ex-deputada federal Manuela d’Ávila (PCdoB), a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), o deputado estadual Sebastião Melo (MDB) e o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). Só o último não respondeu antes do fechamento do texto. Os políticos ouvidos foram os nomes mais votados nas duas últimas eleições que disputaram. No botão abaixo você lê a reportagem completa.

Ler a reportagem completa


O que mais você precisa saber

Os nomes na urna – A eleição de Porto Alegre começou a ganhar forma, de maneira oficial. Após convenções municipais, a semana se inicia com boa parte dos candidatos, que em novembro disputarão o voto dos eleitores da Capital, já oficializados por seus partidos: Fernanda Melchionna (PSOL), Juliana Brizola (PDT), Rodrigo Maroni (Pros), Monserrat Martins (PV), José Fortunati (PTB), Gustavo Paim (PP) – que havia chegado a desistir da disputa, horas antes de ser confirmado –, Manuela D’Ávila (PCdoB), João Derly (Republicanos) e Valter Nagelstein (PSD) já estão credenciados por suas siglas à sucessão de Nelson Marchezan Júnior (PSDB) – cuja candidatura deverá ser confirmada amanhã. Hoje, PSC, MDB, Patriota e PSTU vão realizar as suas convenções, cujo prazo para realização termina na quarta-feira. Os partidos, em seguida, têm de registrar as candidaturas até 26 de setembro. Nesta data tem início a propaganda eleitoral, também na internet.

Covid-19 em estabilidade no RS – O Governo do Estado recebeu oito pedidos de reconsideração do mapa prévio da próxima 19ª fase do modelo de distanciamento controlado, que inicia amanhã. O levantamento preliminar aponta sete regiões com alto risco de contaminação com o coronavírus: Porto Alegre, Erechim, Palmeira das Missões, Caxias do Sul, Passo Fundo, Guaíba e Santa Maria. As outras 14 áreas foram colocadas na bandeira laranja. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o Rio Grande do Sul já teve quase 157 mil casos de Covid-19, e 4.055 óbitos relacionados à doença. Em Porto Alegre, mantendo a tendência de queda que já dura quase uma semana na ocupação de leitos e UTI, 304 pacientes infectados com o coronavírus estavam em tratamento intensivo ontem à noite. 

Homicídios crescem, roubos caem – número de homicídios aumentou 16,8% no Estado no mês passado, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Segurança Pública. Foram 125 assassinatos em agosto, 18 a mais do que o mesmo mês de 2019. Os latrocínios, por sua vez, reduziram de nove para quatro. Os feminicídios caíram pela metade na comparação do período, com quatro ocorrências computadas. Outra queda foi o número de roubos, com baixa de 41,5% – de 5,8 mil em agosto de 2019 para 3,4 mil no mês passado. Houve grande diminuição também no roubo e furto de veículos, com 42,6% menos roubos (de 923, em agosto de 2019, para 529 em 2020) e 37,8% menos furtos (de 1.120 a 696).

Outros links:


Carta da Editora: Qual o valor de uma cidade?

Por Marcela Donini

A cidade é o nosso norte, e por isso a campanha para eleições municipais é um momento especial para nós. Não de redirecionamento da pauta, mas de reforço àquilo que fazemos desde o primeiro dia. Além das reportagens semanais na Matinal News, que passam a focar em temas da alçada do poder Executivo, iniciamos uma parceria com a Afonte Jornalismo de Dados, fundada pela jornalista Taís Seibt. Em conteúdos semanais, Taís e sua equipe vão mergulhar no poder legislativo de Porto Alegre, que nem sempre recebe a atenção que merece na imprensa local. Até 15 de novembro, data do primeiro turno, nossos leitores também encontrarão no site do Roger Lerina um espaço para compreender os rumos das políticas culturais na cidade, tema caro aos nossos leitores e leitoras.

Vamos lançar nesta semana o podcast Esquina Democrática, onde nossos repórteres e editores trarão mais informações e contexto sobre a campanha eleitoral e bastidores das reportagens da semana. Seguiremos com edições extras do ZapMatinal para você não perder nossos conteúdos sobre eleições. Se ainda não assina, é só se cadastrar aqui. É grátis.

Nosso objetivo é dar contexto a histórias sobre temas relevantes muitas vezes esquecidos não só pelos jornais locais, mas pelos próprios candidatos. Com a ajuda de vocês, caros leitores e leitoras, estamos aqui para lembrá-los do que é importante.

Esse nosso esforço só é possível graças ao apoio de nossos assinantes. Com apenas 10 reais por mês, garantem nossa produção de reportagens, a manutenção das plataformas de informação e a cobertura eleitoral. Se você quer que nosso trabalho siga adiante, assine o Matinal e se junte à comunidade de apoiadores jornalismo local e independente.

O texto acima é um trecho da carta de Marcela Donini, editora-chefe do Grupo Matinal. Leia o artigo completo neste link.


Cultura

Unimúsica apresenta 25 mulheres instrumentistas de hoje a sexta

A cantora Josyara. Foto: Karla Brights

Com o tema Forrobodó: Quando Elas Tocam, a edição de 2020 do Unimúsica, promovido pela UFRGS, acontece de hoje a sexta (18/9), sempre a partir das 20h, em formato totalmente digital e dedicado às apresentações de 25 mulheres instrumentistas. Nesta segunda, os canais do festival exibem os shows de Alzira EGabriela MachadoJosyaraLívia Mattos e Nina Fola.

As curadoras do evento – Ana Laura FreitasAna FridmanLígia PetrucciMarta Schmitt e Nanni Rios – buscaram não só a diversidade de instrumentações, como também das próprias produções, provocando um encontro de geografias, gerações e tradições musicais, sem perder de vista o compromisso com a representatividade negra e LGBTQI+. Saiba mais sobre a programação de hoje do festival no nosso site e no podcast da Rádio da Universidade.

Agenda

O Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que o Instituto Pró Livro e o Itaú Cultural divulgam, em transmissão online, às 19h.

A atriz Georgiana Góes apresenta, às 21h30, Pequenos e Grandes Gestos de Despedida, espetáculo escrito por ela com direção de Luiz André Alvim, dando início à programação teatral do #EmCasaComSesc nesta semana.

Os cantores Erasmo Dibell e Zeca Baleiro lançaram o single São Nunca, fará parte do álbum Sarará, de Dibell.

Quem também lançou single foi Bruce Springsteen. A faixa Letter to You intitula o álbum que será lançado pelo cantor americano em 23 de outubro.

Mais dicas culturais? Acesse aqui.


Você viu?

A história do nascimento de uma amizade improvável, em meio às circunstâncias impostas pela pandemia. Esse é o tema do Fala que eu desenho, do cartunista Pablito Aguiar, que a Parêntese publicou no último sábado, na edição #42. A inspiradora arte desta edição recebeu até mesmo um elogio da grande Laerte Coutinho. <3

Inscreva-se no ZapMatinal

Receba todas as manhãs um boletim com as principais notícias sobre Porto Alegre e o RS pelo WhatsApp. Além da mensagem em texto, o ZapMatinal traz também uma versão em áudio.

Ou ouça na sua plataforma de streaming favorita

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.