Matinal News

Dmae deve concluir retirada da água da estação Moinhos no sábado

Change Size Text
Dmae deve concluir retirada da água da estação Moinhos no sábado Estação de bombeamento do sistema Moinhos de Vento foi alagada |Fotos Mateus Raugust/ PMPA

Desde quarta-feira, equipes do Dmae trabalham para retomar as atividades da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, que atende cerca de 150 mil pessoas. A retirada da água que inundou a estação de bombeamento do complexo, localizada na Avenida Voluntários da Pátria, deve ser concluída até sábado, informa o órgão. Depois disso, equipamentos elétricos passarão por secagem e substituições, para só então serem religados. Em entrevista coletiva concedida ontem, Melo afirmou que a ETA deve voltar a funcionar, “na melhor das hipóteses”, entre segunda e terça-feira. Uma situação ainda mais grave é observada na ETA Ilhas, que precisará ser reconstruída – no momento, o abastecimento do bairro Arquipélago é feito com auxílio de caminhões pipa. As outras quatro estações de tratamento da cidade – Belém Novo, Menino Deus, São João e Tristeza – operam de forma mais lenta devido à turbidez da água e estão retomando gradualmente o abastecimento de suas redes.

Casa de bombas volta a funcionar e inundação reduz na Azenha

O alagamento nas ruas do entorno da Azenha diminuiu ontem. Com ajuda de geradores, foi religada a Estação de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap) 14, localizada na Ipiranga. A capital tem 23 Ebaps, sendo que 19 delas foram desligadas em razão das inundações. No momento, seis estão em operação.

Governo alerta para deslizamentos na serra e litoral norte e nova elevação do Guaíba

Com a previsão de mais chuva para os próximos dias, o governador Eduardo Leite (PSDB) fez um apelo para que a população gaúcha siga em alerta. A situação pode se agravar especialmente na serra e no litoral norte, onde ainda há risco de deslizamentos. Em coletiva na tarde de hoje, Leite informou que há mais 165 mil pessoas desalojadas no Rio Grande do Sul devido às enchentes dos últimos dias. O RS contabiliza ainda 107 mortos, 134 desaparecidos e 431 municípios afetados. Até o momento, 70 mil pessoas já foram resgatadas pelo poder público e voluntários, e mais de 68 mil sobreviventes estão em abrigos. As regiões mais impactadas com as novas precipitações serão a serra, região metropolitana de Porto Alegre e litoral norte. No sábado e domingo, deve haver impacto nos rios Taquari, Caí e Sinos. Na sequência, os efeitos das chuvas chegam nos rios da região de Maquiné, Três Forquilhas e, depois, no Jacuí e Guaíba – que deve voltar a superar a marca de 5m, após ter chegado a 4,74m hoje pela manhã. . Leia mais na Matinal.

Pelotas ordena evacuação dos bairros Valverde e Santo Antônio; Água avança em Rio Grande

A situação da região sul do estado também preocupa devido à elevação do nível da Lagoa dos Patos. Às 22h08 de ontem, a prefeitura de Pelotas determinou que os moradores dos bairros Valverde e Santo Antônio buscassem abrigo em local seguro. Em Rio Grande, o avanço foi mais severo ontem do que na véspera. Por volta das 16h, a lagoa já tinha chegado na região do Mercado Público.

Haddad anuncia pacote de 50,9 bilhões de reais para o RS; Leite estima 19 bi para reconstrução

Números na casa das dezenas de bilhões de reais começam a ser estimados e anunciados pelos governos estadual e federal para a reconstrução do RS. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou um conjunto de 12 medidas que totalizam 50,9 bilhões de reais para o estado – aproximadamente 40 bi em financiamentos, 10 bi em antecipações de benefícios e adiamentos de pagamento de impostos e 1 bi destinado a fundos municipais e parcelas extras do seguro-desemprego. Os recursos, que seão encaminhados ao Congresso, devem beneficiar empresas, produtores rurais, mais de 700 mil trabalhadores com carteira assinada, 140 mil trabalhadores formais desempregados e 583 mil famílias que recebem auxílios. “Isso não tem nada a ver com os planos de ação de cada ministério e nem o que será anunciado na semana que vem sobre a dívida do estado, que vai permitir que o próprio estado faça as obras de recuperação”, afirmou Haddad. O governador Eduardo Leite projeta que serão necessários, pelo menos, 19 bilhões de reais para reconstruir o Rio Grande do Sul.

Leia a íntegra da edição da Matinal News desta sexta-feira, 10 de maio.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.