Matinal News

De corrida a baile, programação marca aniversário de Porto Alegre

Change Size Text
De corrida a baile, programação marca aniversário de Porto Alegre Baile da Cidade na Redenção. | Foto: Matrcos Lucas/PMPA

Previsão do tempo: Ainda que ela nem tenha aparecido ontem como dizia a previsão, a chuva é esperada pra hoje, especialmente à tarde. Antes disso, chega a fazer 30°C

 Este fim de semana marcará o 251º aniversário de Porto Alegre. Após uma série de eventos, as celebrações terão o ápice no Baile da Cidade, com atrações em um palco próximo ao espelho d’água, na Redenção. A programação começa às 18h, com Icea Malvina, projeto de hip hop do Morro Santa Tereza, e se encerra com a Comunidade Nin-Jitsu, a partir das 22h. Hoje à noite, ocorrerá a entrega da Medalha da Cidade a 27 personalidades e entidades que tiveram participação relevante no desenvolvimento social, econômico e cultural da cidade. No domingo pela manhã, ocorre a 19ª Corrida de Aniversário de Porto Alegre. Na segunda, os cinco vencedores do primeiro Prêmio Inovação Porto Alegre serão conhecidos.

PIB cai 5,1% em 2022 no RS – O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 5,1% em 2022, no Rio Grande do Sul. A queda foi diretamente afetada pelos resultados da agropecuária, que reduziu 45,6% em relação ao ano anterior. A estiagem, apontada pelo pesquisador em Economia do Departamento de Economia e Estatística (DEE), Martinho Lazzari, como a principal responsável pelo baixo desempenho, impactou especialmente a produção de soja, que caiu 54,3% (leia na íntegra a nota do DEE). No sentido inverso, a indústria (2,2%) e os serviços (3,7%) tiveram variação positiva. Em números absolutos, a produção gaúcha somou 594,96 bilhões de reais (6% do PIB nacional). A performance da economia do RS acompanha o cenário no país, onde também houve alta em indústria e serviços, mas uma queda bem menor na agropecuária (-1,7%). O PIB nacional fechou em 2,9%.

Região sul recebeu 13% dos recursos captados pela Rouanet em 2021 – Um dos maiores desafios da Lei Rouanet – alvo constante de ataques e desinformação – é a descentralização dos recursos. Reportagem do Nonada mostra que, em 2021, 78,6% do valor repassado a projetos culturais foi para o sudeste, segundo o Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural. Entre 2015 e 2020, a média foi de 77% para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Os três estados do sul receberam 13,3%, segunda região com o maior índice. A região menos beneficiada pelo mecanismo foi o norte, com apenas 0,8% dos recursos captados. A matéria apresenta ainda iniciativas periféricas que têm conquistado o apoio de empresas, que, vale lembrar, podem investir em projetos culturais aptos a usar a Rouanet com até 4% do valor do imposto de renda.


Prefeitura alega vagas ociosas e reduz programa de aluguel para população vulnerável

Criado ainda no governo de Nelson Marchezan Jr. (PSDB), o programa que aluga quartos em pousadas de Porto Alegre para pessoas em situação de vulnerabilidade foi ampliado na gestão de Sebastião Melo (MDB). No entanto, logo depois, foi reduzido sob a alegação de ociosidade de vagas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, o Moradia Primeiro começou com 60 vagas disponíveis, cresceu até alcançar cerca de 450, mas hoje oferece 350. O programa é baseado na experiência internacional do Housing First. A ideia é dar habitação a uma pessoa em situação de rua que precisa se reorganizar economicamente.

Contudo, a maioria das pousadas se concentra no Centro e arredores. Mas, para especialistas em assistência social, a demanda existente em Porto Alegre ultrapassa a região central. A Prefeitura reconhece e afirma estar tentando garantir locais nas zonas norte e sul.

Outro problema, também, é a falta de fiscalização. Em novembro do ano passado, um incêndio causou a morte de uma pessoa em uma pousada no Centro Histórico, onde a prefeitura alugava 16 vagas. A vítima não estava vinculada ao programa. O jornal Boca de Rua, feito por pessoas em situação em vulnerabilidade, publicou matéria classificando as moradias como “péssimas”.

Leia a reportagem completa


Outros links:


Carta da Editora

Um aeroporto que virou parque

O Parque Bicentenário, em Quito, completa 10 anos no mês que vem. É uma das maiores áreas verdes da capital equatoriana, com 103 hectares. Dependendo de onde você caminha, ainda vai ver resquícios do aeroporto que funcionou ali de 1960 a 2013.

A antiga pista de decolagem virou um espaço compartilhado para atividades esportivas. O parque já recebeu grandes eventos, de shows do Metallica a visita do Papa Francisco. Sua gestão está sob a responsabilidade da prefeitura. 100% pública.

Estive no Bicentenário no ano passado. Enquanto caminhava e ouvia a história de como o parque livrou da extinção uma rã marsupial típica da região, me perguntei: como Quito salvou da especulação imobiliária e preservou uma área verde cravada no meio da cidade? 

Leia aqui a coluna completa da editora-chefe, Marcela Donini.


Cultura

Dessa Ferreira celebra a música afro-indígena contemporânea

Foto: Ana Beatriz Vieira

A cantora e compositora Dessa Ferreira conversou com o repórter Ricardo Romanoff sobre o projeto Dessa Ferreira – Música Afro-Indígena Contemporânea, contemplado pela plataforma Natura Musical por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A iniciativa reivindica o protagonismo negro e indígena na cultura brasileira e dá continuidade às pesquisas da multi-instrumentista. Conheça o projeto, que inclui o videoclipe Dois Mundos e uma playlist com mais de nove horas de duração.

Agenda do POA Jazz Festival

Hoje (24/2), às 20h, a programação traz Carlos Badia e Grupo (Brasil). Às 21h é a vez de Cristovão Bastos & Mauro Senise (Brasil), e às 22h, de Cande y Paulo (Argentina). Ingressos para o dia podem ser adquiridos neste link.

No sábado (25/03), às 20h, o palco é de The Jazz Passengers (Brasil), e às 21h, de Matías Arriazu & Sebastián Machi (Argentina). O dia ainda traz, às 22hAna Karina Sebastião (Brasil). É possível adquirir ingressos para o dia neste link.

No domingo (26/03), o último dia POA Jazz Festival tem apresentações, às 20h, de João Camarero (Brasil) e, às 21h, de Jambo Trio (Brasil). O evento encerra às 22h, com Mike del Ferro Trio (Holanda). Há ingressos para o dia disponíveis neste link.

Os ingressos por dia custam 90 reais a inteira e 45 reais a meia. O passaporte para todos os dias (também disponível nos links acima), sai por 216 reais a inteira e 108 reais e a meia.

Agenda geral (🔒)

Hoje
Às 20h, Richard Serraria apresenta a performance Sopaporiki no Teatro da PUCRS, integrando a programação do POA em Cena.

Sábado (25/3)
O livro Simões Lopes Neto Modernista: o Campo Literário e a Invenção do Autor, do historiador Jocelito Zalla, será lançado às 16h, na Livraria Taverna, com sessão de autógrafos e bate-papo com o professor Luís Augusto Fischer.

A paulista Natália Larangeira estreia como regente convidada da OSPA, às 17h, na Casa da OSPA, em concerto que apresenta Tchaikovsky e a compositora Louise Farrenc.

A artista Elaine Tedesco exibe Mergulho Noturno, às 18h, no Museu do Trabalho.


Você vai?

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região realiza hoje, a partir das 14h, uma aula aberta sobre direitos humanos e minorias, com a professora chilena Elisa Loncón. Liderança indígena mapuche, ela atuou como primeira presidente da recente Convenção Constitucional do Chile e foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes no mundo pela revista Time em 2021, ano em que também foi eleita pela BBC uma das 100 mulheres mais inspiradoras. As inscrições devem ser feitas pelo sistema da Ejud-4 do tribunal. Em caso de dificuldades, há um tutorial para o público interno e outro para o público externo.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.