Matinal News

Último debate entre Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni

Change Size Text
Último debate entre Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni

Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni participaram do último debate ontem, na RBS TV. Foi mais um confronto com poucas propostas e muitas acusações entre ambos. No bloco que tratou da pandemia, o ex-ministro de Bolsonaro, ao comentar sobre por que não havia se vacinado contra o coronavírus, disse, sem qualquer base científica, que pegar a doença é a melhor vacina. O Rio Grande do Sul perdeu mais de 41 mil pessoas para a covid, e a maioria das mortes ocorreu quando não havia vacina disponível para grande parte da população. Veja o resumo do embate.

Prefeitura fará investimento na malha viária em 2023 – A Prefeitura anunciou um investimento de 60 milhões de reais na malha viária de Porto Alegre. Os recursos serão usados para  reestruturação e recuperação da pavimentação de asfalto em 22 vias importantes para a circulação na cidade a partir de 2023. Cinco vias da Zona Norte passarão por recuperação estrutural, desde a base. Do total, o Executivo quer utilizar 9 milhões de reais para desenvolver um sistema de monitoramento digital da qualidade e da conservação do asfalto, que deverá orientar decisões da prefeitura sobre demandas e investimentos. Com as obras, o Município espera poder atender vias menores: “Esse investimento permitirá que a secretaria possa direcionar suas equipes para outras ruas, de menor porte, localizadas dentro dos bairros”, afirmou o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

Feira do Livro volta a encher a Praça da Alfândega – A 68ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre começa nesta sexta-feira (28/10) com a expectativa de reunir mais de 1,5 milhão de visitantes – 200 mil a mais do que a edição de 2019 – e mais de mil atividades em quase vinte dias de feira. Até 15 de novembro, serão mais de 150 escritores e uma intensa programação literária que irão movimentar a Praça da Alfândega. Saiba mais no site do Roger Lerina.

Outros links:

  • Inaugurada ontem, a nova sede do Tudo Fácil na Zona Norte de Porto Alegre começa hoje o atendimento ao público. A unidade vai funcionar de segunda a sexta (das 10h às 20h) e aos sábados (das 10h às 14h).
  • Uma professora da rede particular de ensino da Capital foi demitida e indiciada por lesão corporal leve após machucar um aluno autista de seis anos. O caso aconteceu há dois meses, mas só veio a público depois de um áudio obtido por jornalistas de GZH.
  • “Eu me tornei cronista quando a crônica declinava. Ainda assim, no meu caso, era melhor do que insistir numa carreira de médico, de centroavante ou de cantor”, revela Juremir Machado, em seu texto de hoje.

Campanha chega ao fim com aumento exponencial de denúncias de assédio eleitoral 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu 144 denúncias que acusam 116 empresas de assédio eleitoral no Rio Grande do Sul ao longo deste ano. Acompanhando uma tendência nacional de crescimento deste tipo de registro, o total de denúncias que chegou ao órgão é 450% superior ao de 2018, ano da última eleição presidencial, quando o RS registrou 32 denúncias contra 20 empresas.

Os dados de 2022 foram enviados à redação do Matinal nesta quinta-feira, 27 de outubro, três dias antes do segundo turno. Até aqui, conforme o MPT, nove Termos de Ajuste de Conduta haviam sido firmados, além de três acordos judiciais feitos em audiência. O cumprimento desses acertos é acompanhado por um fiscal específico.

Para as eleições deste ano, o MPT criou um gabinete de crise para discutir os casos. Na área de abrangência do RS, o Ministério Público do Trabalho da 4ª Região montou um Grupo Especial de Atuação Finalística, com mais de dez profissionais para atuarem nos casos.

Os responsáveis averiguam as denúncias, que avançam mais ou menos rápido conforme a quantidade provas disponíveis. Neste ano, um dos casos que mais chamou a atenção foi da empresa Stara, de Não-Me-Toque. O grupo acenou com a possibilidade de corte no quadro funcional em caso de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência. O MPT pediu multa de 10 milhões de reais por danos morais coletivos. O caso está na Justiça.

Leia a reportagem completa

Colégio Farroupilha libera expressões políticas individuais após denúncia ao MPF – Após intermediação do Ministério Público Federal, o Colégio Farroupilha reconsiderou a decisão de proibir estudantes e professores de utilizarem símbolos com conotações partidárias. Um comunicado emitido às famílias no início do mês permitia o uso apenas da bandeira nacional, apreciada como “ícone da nossa nação”. Em novo informe, o colégio se afirma como “um espaço de formação e de incentivo ao pensamento crítico, de valorização do diálogo, da escuta e da pluralidade de saberes e pontos de vista.” O veto ao uso de símbolos teria contribuído para uma série de práticas intimidatórias no colégio, segundo o Sindicato dos Professores do Ensino Privado, que investiga pelo menos mais um caso de intimidação de professores em outra escola de Porto Alegre.

Outros links:


 Carta da Editora

Por que apoiamos a candidatura de Eduardo Leite

O trabalho do Matinal Jornalismo é pautado pela transparência com seu público. No primeiro turno, defendemos a candidatura de Lula para “abreviar o pesadelo dos últimos 4 anos”, um posicionamento coerente com nossa trajetória de defesa dos direitos humanos, da ciência e da democracia e que mantemos para a votação do dia 30.

É novamente em nome da transparência que nos posicionamos nas eleições para o governo do Rio Grande do Sul. Não o fizemos no primeiro turno nem em eleições passadas porque entendíamos que o que estava em jogo eram diferenças programáticas que fazem parte do jogo democrático. Diferentemente do caso presidencial – no qual enxergamos desde o princípio apenas em Lula a possibilidade de derrotar o bolsonarismo –, as eleições no RS estavam mais abertas. 

Em um segundo turno que conta com um candidato representante do bolsonarismo, o Matinal posiciona-se em favor do seu adversário, neste caso, Eduardo Leite. 

Leia o editorial do Grupo Matinal Jornalismo, assinado por Marcela Donini.


Cultura

Coletivo Pedra Redonda celebra encontros musicais em festival no Teatro Renascença

KIAI e Paola Kirst. Foto: Vitória Proença

Hoje, às 19h, e sábado (29/10), a partir das 17h, o festival Quintal da Pedra Redonda ocupa o Teatro Renascença, reunindo artistas vinculados ao coletivo e estúdio Pedra Redonda. O repórter Ricardo Romanoff conversou com o técnico de som e produtor musical Wagner Lagemann e com a cantora Paola Kirst sobre o coletivo e o festival. Leia a matéria.


Agenda (🔒)

Hoje
O grupo Roda Viva interpreta Chico Buarque, às 21h, no Espaço 273.

Sábado (29/10)
O maestro Antônio Borges-Cunha celebra seus 70 anos em concerto totalmente dedicado à sua produção, às 21h, no Theatro São Pedro.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

O time argentino Racing Club lançou uma camisa própria para amamentação. Com uma abertura abaixo do peito, a camisa possibilita que a pessoa consiga amamentar sem precisar retirar a blusa para isso. Segundo o clube, a nova camiseta tem como objetivo incentivar e quebrar o tabu da amamentação em público. Ao criar esse novo modelo, o time argentino não criou patente, ou seja, essa camiseta pode ser feita por outros times de futebol mundo afora.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.