Matinal News

Melo troca Janta por Cecchim na liderança na Câmara

Change Size Text
Melo troca Janta por Cecchim na liderança na Câmara Vereador Idenir Cecchim na tribuna

Previsão do tempo: Depois do calorão de ontem, que fez Porto Alegre ser pelo segundo dia seguido a capital mais quente do Brasil, a terça será marcada por chance de temporais, não sem antes um pouco mais de sol e calor, de até 36°C.

O prefeito Sebastião Melo (MDB) confirmou a volta do correligionário Idenir Cecchim à liderança do governo na Câmara – posto que o vereador já ocupou, em 2021, antes de ser o presidente da Casa pelo ano seguinte. Cecchim substitui Claudio Janta (Solidariedade), que atribuiu a sua saída ao desalinhamento com o posicionamento ideológico da administração municipal, que sugeriu defender o pensamento bolsonarista. “Não tenho como ficar defendendo o legado de um governo que deixou milhões de pessoas morrendo de fome, milhares de pessoas desempregadas e que deixa um legado de miséria neste país. Não tenho e não vou defender”, afirmou, na tribuna da Câmara. Apesar de integrarem a mesma base na eleição de 2020, Melo e Janta apoiaram candidaturas diferentes tanto em nível nacional como estadual em 2022.

Refúgio do Lago fala em “erro” e “ingenuidade” após retirada de armadilhas para gambás – Depois de serem notificados pela Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre tentando capturar ilegalmente gambás com gaiolas no Parque da Redenção, os responsáveis pelo Complexo Refúgio do Lago se defenderam dizendo que não tinham informação. “Foi erro nosso”, afirmou um dos sócios Pedro Santarem. “Felizmente, não chegamos a tocar em nenhum”, garantiu em entrevista ao Matinal, negando a informação de que tivessem contratado uma empresa especializada na remoção de animais. “Colocamos as gaiolas para retirar os gambás e colocar em outro lugar do parque. Foi ingenuidade nossa e fomos informados que não poderíamos fazer isso.” O empresário afirmou que o estabelecimento investirá em uma melhor vedação do lixo e dos locais com alimentos para evitar a atração dos gambás. Desde quinta, o Coletivo Preserva Redenção já realizou duas manifestações contra as armadilhas.

Gastos de Mourão com cartão corporativo atingiram pico no ano eleitoral – Hoje senador pelo Rio Grande do Sul, o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) gastou cerca de 3,8 milhões de reais no cartão corporativo ao longo de seus quatro anos de mandato. O levantamento foi feito pela agência Fiquem Sabendo, que solicitou os dados à Vice-Presidência. A maior parte dos gastos é relativa a hospedagens. Cerca de 1,6 milhão de reais foram gastos em mercados e restaurantes – em Lisboa, uma conta de alimentação chegou a 1,3 mil reais. Seis empresas receberam mais de 100 mil reais cada do vice-presidente durante o mandato. Segundo o levantamento, as despesas aumentaram ao longo de cada ano no governo e atingiram o pico em 2022, ano em que disputou a vaga no Senado pelo RS. Pela lei, o cartão pode ser usado para suprimento de fundos, que abrange desde pequenos gastos, despesas eventuais, inclusive em viagens e serviços especiais que tenham de ser pagos no ato da compra.


Produtores de Porto Alegre aguardam ajuda da Prefeitura após decreto de emergência

Terceira capital com maior área rural no Brasil, Porto Alegre tem sido impactada pelo calor excessivo do verão e pela falta de chuvas. Na última sexta-feira, o decreto de situação de emergência da Capital foi homologado pelo Estado, habilitando a Prefeitura a requerer recursos estaduais para auxiliar as 120 famílias dependentes do agronegócio que estão entre as mais prejudicadas na Capital. Ainda não há, contudo, estimativa de quando os recursos serão liberados.

Com a estiagem, a área da produção primária na cidade já soma prejuízo superior a 4 milhões de reais. Uma das principais culturas afetadas foi a de milho, com perdas de 80% na produção. Os danos causados pelo clima afetam diversas outras culturas na região, que ocupa cerca de 4 mil hectares da cidade.  

“Não dá para recuperar o que já foi perdido, mas a situação permite que nos preparemos para não chegar à calamidade”, observou o titular da Secretaria de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo. Nos próximos dias, a meta é fazer um levantamento das necessidades de cada produtor.

Publicada nesta terça, a reportagem do Matinal mostra um panorama sobre a crise na região, apontando as próximas medidas a serem adotadas, além de possíveis soluções para cenários de forte estiagem.

Leia a reportagem completa


Outros links:

  • Porto Alegre antecipou para hoje o início da aplicação da vacina bivalente contra a covid-19. O Asilo Padre Cacique será o primeiro local a receber as doses.
  • O RS tem a quarta maior densidade médica do Brasil, com cerca de 43% concentrados em Porto Alegre, segundo o Conselho Federal de Medicina.
  • Em recuperação judicial desde 2021, o IPA leva a leilão o terreno e os prédios onde está sediado, no bairro Rio Branco.
  • A quebra de contrato da coleta automatizada de lixo na Capital deve gerar contestação judicial por parte do consórcio afetado. A rescisão foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira.
  • A seca provoca acúmulo de resíduos em uma faixa extensa do rio Gravataí, em Cachoeirinha. A Fepam estuda instalar ecobarreiras, que são estruturas flutuantes para conter o avanço principalmente de sólidos.
  • Em Porto Alegre, com os níveis baixíssimos do Guaíba, o lixo na orla também está cada vez mais aparente.
  • A estiagem também preocupa por favorecer incêndios. O RS tem 14 pontos com risco altíssimo, segundo o Inmet. Neste ano, o estado já registrou 96 focos de queimadas em lavouras e vegetações.
  • Ontem o fogo destruiu parte da mata próxima ao acesso a Capão Novo pela Estrada do Mar, bloqueando o trânsito e sendo controlado só perto das 19h. Ainda não se sabe a causa do incidente, mas o tempo seco atrapalha o trabalho dos bombeiros.
  • Neste dia de São Valentim, Juremir testa como o chatGPT escreveria uma carta de amor. Uma declaração fofa ou apenas 171? Leia e tire suas conclusões. Lembrando que a coluna especial de hoje também é enviada a assinantes como newsletter e com conteúdos extras.

A doutora Barbosa pode, sim, servir o cafezinho

Professora Titular de Física na UFRGS e cientista premiada, Márcia Barbosa foi anunciada na semana passada como a nova secretária de Políticas e Programas Estratégicos no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Barbosa foi a primeira entrevistada da revista Parêntese, em novembro de 2019. Vale a pena reler a conversa comandada por Luís Augusto Fischer e Katia Suman na qual a pesquisadora fala de suas trajetórias pessoal e acadêmica, além da militância pela presença das mulheres na ciência.

Entrei para a universidade em 1978 e foi um grande impacto. Aí começa a haver um movimento contra a ditadura e eu começo a olhar isso. Eu, vindo de escola pública, pensava: “Não nasci pra ser gênio”. Eu era uma excelente aluna mas não tinha o pedigree certo, então os professores não davam muita bola pra mim. E sendo mulher, eu ficava mais invisível ainda. Mas quem é invisível consegue fazer coisas, se movimenta muito bem. Também me chocou a falta de mulheres na liderança estudantil. As mulheres distribuíam panfletos, faziam o operacional e só. Isso me incomodava.

Leia a entrevista completa aqui.


Cultura

Davi Koteck e Luiza Casanova: poesia e amizade a quatro mãos

Foto: Vitor Necchi

Os escritores Davi Koteck Luiza Casanova lançaram Talvez Nós Dois Tenhamos Pensado na Mesma Pessoa (7Letras), livro de poesia escrito a quatro mãos. Antes das primeiras páginas de trocas poéticas, a dupla informa que “os poemas dele são primeiro, seguidos pelos dela e depois os dele e depois os dela e assim por diante”. À medida que o livro avança, no entanto, a sintonia dos versos torna menos importante a indicação de quem escreveu o quê. Leia a entrevista dos autores ao repórter Ricardo Romanoff.

Agenda (🔒)

Com curadoria de Evelise BragaLiza Corso e Rodrigo Antunes, a exposição Sementes de Timburi, da fotógrafa Raquel Gagliano, entra em cartaz na Casa Morada, às 19h30.

Às 20h, o Clube de Cultura recebe o projeto O.LIT. Orquestra Literária, organizado pelo escritor Paulo Scott e pelos músicos Flu e Marcelo Fornazier, tendo com convidados Ana Paula Freitas, Clara CorleoneJosé Falero e Laura Leiner.

Secretaria de Estado da Cultura assumiu a gestão das atividades do Teatro IPE ao longo dos próximos 20 anos.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

No último sábado foi celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência – e a data serviu como impulso na propagação do trabalho delas em diferentes campos de pesquisa nas redes sociais. Também para marcar o dia, o Nexo Jornal publicou esta matéria em que cinco cientistas falaram sobre as maneiras de despertar o interesse de crianças pelas pesquisas. Spoiler: a curiosidade dos pequenos foi o aspecto mais destacado por elas.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.