Matinal News

Prefeitura estima 12 milhões para o Fundo do Patrimônio com venda de imóveis

Change Size Text
Prefeitura estima 12 milhões para o Fundo do Patrimônio com venda de imóveis Foto: Rodger Timm / PMPA

Com o leilão de 12 imóveis municipais, marcado para o dia 14 de março, a prefeitura de Porto Alegre espera destinar 12,4 milhões de reais ao Fundo Municipal para Restauração, Reforma e Manutenção do Patrimônio (Fun-Patrimônio). Vale lembrar, contudo, que o Executivo acaba de encaminhar uma lei para a Câmara de Vereadores com o objetivo de desvincular os recursos de cinco fundos municipais, entre eles, o Fun-Patrimônio. Assim, os montantes seriam direcionados para outras demandas, como dívidas e a questão previdenciária. A proposta desagrada os permissionários de bancas do Mercado Público, que depende das verbas do fundo para receber melhorias. No entanto, o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, afirmou a vereadores da base do governo que o prefeito Sebastião Melo (MDB) admitiu a possibilidade de ajustar o projeto para garantir pelo menos os investimentos no Mercado Público. No seu encontro com os parlamentares da base, Melo discutiu este e outros projetos que pretende aprovar em 2023, como o fim da licença-prêmio.

Professores rejeitam proposta de reajuste e marcam mobilização – Em assembleia geral, o CPERS decidiu recusar a proposta de 9,45% de reajuste no piso do magistério feita pelo governo do Estado. O reajuste contemplaria apenas os professores e aposentados com paridade que ganhariam, no mínimo, o novo piso nacional (4.420,55 reais para 40 horas semanais de trabalho). Os associados do sindicato defendem o reajuste salarial de 14,95% para todos os docentes, na ativa e aposentados (com e sem paridade), concursados e contratados e colaboradores de escolas como equipes de limpeza e merenda, incluindo terceirizados. O governador Eduardo Leite (PSDB), no entanto, já encaminhou a proposta para a Assembleia Legislativa – razão pela qual os trabalhadores prometem, para amanhã, uma mobilização para pressionar o governo.

Novos desdobramentos sobre o caso dos trabalhadores explorados na serra – Os trabalhadores resgatados de situação análoga à escravidão na serra gaúcha atuavam também para a Brazilian Food (BRF), revela reportagem de Headline. Contudo, não houve denúncia contra os frigoríficos, como ocorreu com produtores rurais e as vinícolas Aurora, Salton e Garibaldi. De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o caso também pode ser enquadrado no crime de tráfico de pessoas. Na sexta e no sábado, as três vinícolas que usavam os serviços terceirizados da Fênix Serviços Administrativos e Apoio à Gestão de Saúde participaram de reuniões com o MPT, onde foi apresentada uma nova proposta de acordo para uma possível assinatura de termo de ajustamento de conduta. Enquanto isso, redes de supermercados têm devolvido produtos das empresas envolvidas no incidente: no Rio de Janeiro, a rede Zona Sul retirou das gôndolas os produtos da Vinícola Aurora. Já a Associação Brasileira de Supermercados divulgou uma nota cobrando esclarecimentos de Aurora, Garibaldi e Salton sobre o uso de mão de obra análoga à escravidão durante a colheita da uva.


Edital para revisão do Plano Cicloviário de Porto Alegre ficou para 2024

Com apenas 77 quilômetros dos 495 previstos no Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) aprovado em 2009, Porto Alegre iniciou no ano passado o processo de revisão do documento. Antes previsto para até o início deste ano, o edital para a contratação da empresa que vai elaborar o novo plano ficou para 2024. O objetivo é identificar o que foi executado e o que ficou para trás e atualizar as demandas de quem utiliza o transporte, além de cumprir a legislação que prevê revisões periódicas.

Ao longo do segundo semestre de 2022, a prefeitura promoveu encontros com ciclistas, comerciantes e outros representantes da sociedade civil para reunir contribuições. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), uma das principais demandas de quem utiliza as ciclovias é conectar os trechos já existentes entre eles e com o transporte coletivo.

Nas reuniões, surgiram ainda pedidos de expansão da malha cicloviária para áreas escolares e da saúde e campanhas de educação. Para Tássia Furtado, representante da ONG Bike Anjo, é necessário elaborar um cronograma de execução do plano, o que não foi feito em 2009 – permitindo que, em quase 15 anos, apenas 15% da quilometragem prevista tenha sido implementada.

Leia a reportagem completa


Outros links:

  • A chuva em Porto Alegre desafiou as escolas de samba na segunda noite de desfiles, mas não afastou o público: Imperadores do Samba e Estado Maior da Restinga foram os destaques no Porto Seco. As campeãs serão conhecidas hoje, com apuração a partir das 14h. 
  • Após acordo com o MPF, a prefeitura de Torres recuou e tirou a permissão para prédios mais altos em seu novo Plano Diretor. 
  • O governo estadual estima que ao menos 30 mil famílias gaúchas que estavam na fila de espera deverão acessar o novo Bolsa Família. 
  • Assinada no sábado, a Carta dos Governadores, documento elaborado pelos governadores do Sul e Sudeste, defende reforma tributária, revisão da dívida dos estados e ampliação do debate no âmbito do Pacto Federativo.
  • A Casa dos Raros, instituição de assistência, pesquisa e formação na área de doenças raras, abriu registro de interesse de pacientes para consultas. 
  • A semana começa com quase 500 vagas abertas em concursos públicos; os salários chegam a 25 mil reais. 

 Juremir Machado da Silva

Nova visita a Marcel Proust

Primeiro sábado de março. Um resto de verão na alma. Cláudia, Leandro Minozzo e eu almoçamos no Gambrinus, no Mercado Público, onde tivemos a alegria de encontrar por acaso meu velho amigo Luiz Gonzaga Lopes, parceiro durante muito anos no Caderno de Sábado do Correio do Povo. Depois de uma tilápia, uma visita a Marcel Proust na Biblioteca Pública do Estado. A exposição concebida por Gilberto Schwartsmann, com apoio de Alcides Stumpf, continua atraindo muita gente. Caminhos de Proust exibe peças raras das coleções do próprio Schwartsmann e de Pedro Corrêa do Lago, um dos maiores colecionados de documentos manuscritos do mundo. Proust recebe os visitantes com seu ar blasé característico. A emoção vem com a mostra do seu percurso colossal.

Leia neste link a coluna completa.


Cultura

O neo soul de Tagua Tagua em “Tanto”

Foto: Guillermo Calvin

O cantor e compositor Felipe Puperi lançou na última sexta-feira o segundo álbum do projeto Tagua TaguaTanto apresenta uma sonoridade neo soul, como explica o músico: “O disco às vezes soa como soul, mas em um espaço bem etéreo e novo”. Leia a matéria do repórter Ricardo Romanoff.

Agenda (🔒)

Os ingressos para a segunda etapa do 29º Porto Alegre em Cena, que será realizada de 16 a 26 de março, já estão à venda.

OSPA anunciou a temporada 2023 da orquestra, que terá mais de 80 espetáculos até dezembro.

Um total de 11 produções teatrais gaúchas foram selecionadas para a 17ª edição do Festival Palco Giratório Sesc, que ocorre entre os dias 12 e 28 de maio. 

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Gilberto Gil encheu o Araújo Vianna em três apresentações memoráveis neste final de semana. Ainda encontrou tempo para visitar a Arena. O baiano se diz “gremista como Lupicínio Rodrigues”. A GZH, explicou que é Grêmio porque gosta das cores. “Tenho clubes em vários lugares do Brasil. Meu time primeiro é o Bahia, que é um tricolor também.” Ao final do show de domingo, o torcedor pé quente pôde celebrar a vitória do tricolor sobre o Inter por 2 a 1 com gol nos acréscimos. Em sua passagem por Porto Alegre, Gil também encontrou-se com o governador Eduardo Leite, que, em nome do povo gaúcho, pediu desculpas pelas ofensas proferidas aos baianos pelo vereador Sandro Fantinel, de Caxias do Sul. 

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.