Matinal News

Problema em ar-condicionado gera transtornos e riscos no HPS

Change Size Text
Problema em ar-condicionado gera transtornos e riscos no HPS

Dirigentes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) compareceram ao Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre na manhã de ontem após denúncias sobre problemas com o ar-condicionado na instituição. Em meio à onda de calor que atingiu a Capital nesta semana, o sindicato definiu a situação como “dramática” e alertou para os riscos à manutenção de insumos, medicamentos e equipamentos, como o tomógrafo, que precisa ser mantido com a temperatura regulada. Informa o Simpa que a situação ocorre há mais de três semanas. Chegou a ser parcialmente resolvida, mas o problema voltou no último sábado. O transtorno maior ocorre no segundo andar, onde funcionam as UTIs adulta para queimados e pediátrica para traumas. O Simpa criticou a empresa terceirizada Ambiental Max e irá encaminhar uma representação ao Ministério Público. A Secretaria Municipal da Saúde relatou a GZH que a dificuldade por uma solução estaria em encontrar mão de obra que faça a manutenção do modelo de ar-condicionado, que é antigo.

Câmara veta emenda antirracista em projeto que beneficia o União

A Câmara Municipal aprovou um projeto da Prefeitura que cede parte de uma rua ao Grêmio Náutico União. O trecho na rua Armando Pereira Câmara serve de acesso ao estacionamento da sede Alto Petrópolis do clube – mesmo local onde, dois meses atrás, o cantor Seu Jorge foi alvo de ofensas racistas durante um show. Como contrapartida, o União ficará responsável pela manutenção e conservação da Praça Breno Vignoli, uma área vizinha ao clube. Na mesma votação, uma emenda que destinava “no mínimo 10% dos recursos obtidos com a exploração do estacionamento para ações, projetos e programas de combate ao racismo” foi rejeitada, por 18 votos a 12. Uma das autoras da emenda, a vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB) lamentou o veto: “É triste ver a votação que demonstra o pouco compromisso com a luta antirracista”. A assessoria do líder do governo na Casa, vereador Cláudio Janta (Solidariedade), informou ao Matinal que a decisão pela rejeição foi do plenário, e a base estava liberada para votar como quisesse. Uma lei semelhante já havia sido aprovada na Câmara em 2010, mas foi barrada pela Justiça porque apenas o Executivo pode propor a cessão de um terreno público. 

Futura gestão Leite propõe governo com 27 secretarias e salários maiores

O governador eleito Eduardo Leite (PSDB) apresentou ontem sua proposta de reestruturação do Poder Executivo. O projeto será encaminhado hoje à Assembleia Legislativa, com expectativa de que seja votado antes do recesso parlamentar, que começa daqui a dez dias. O texto prevê que o Executivo conte com 27 secretarias – hoje são 25. Na prática, ocorrerá a extinção de uma pasta, a criação de outra, além da divisão e reorganização de outras quatro estruturas no primeiro escalão, o G1RS fez um resumo do novo organograma. Outro projeto deve reduzir em 5,1% o número de cargos comissionados e cargos com funções gratificadas, passando de 4.961 para 4.708 CCs e FGs. Mesmo com a redução, a Secretaria de Educação deve ganhar 191 novas vagas dessa natureza, e a Saúde, 62. A futura gestão quer aumentar o salário para funções estratégicas, visando facilitar a busca de quadros qualificados. Quer também criar novos dispositivos que aumentam remunerações, como gratificações para diretores e vice-diretor de escolas, cargos de dirigentes de autarquias, órgãos e entidades especiais e gratificações de comando das forças armadas. O impacto estimado no orçamento está estimado em cerca de 1% a 1,5% do orçamento, segundo a equipe do tucano.


“Se a concessão de um parque não fala em árvore, algo não está bem”, diz fundador da Smam

Desde que foi apresentado pela Prefeitura de Porto Alegre, em 11 de outubro, o projeto de concessão à iniciativa privada da Redenção tem sido questionado por ambientalistas e frequentadores do parque. Na semana passada, o Ministério Público de Contas do RS pediu uma auditoria na proposta, citando denúncias de supostas irregularidades.

Uma das personalidades que se soma ao coro de críticas à decisão do governo de Sebastião Melo é Paulo Piza, um dos fundadores da Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre (Smam), hoje transformada em Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). 

O engenheiro ambiental assina um documento em que estão elencadas perguntas não respondidas pelo Município e sugestões que poderiam, na visão dos signatários, aprimorar o projeto de concessão. Ou seja, não se trata de uma voz radicalmente contrária à ideia de conceder a gestão do parque à iniciativa privada. “Eu não sou totalmente contrário a nada. Mas para poder me posicionar, eu preciso saber do que eu estou falando”, afirmou Piza em entrevista ao Matinal. Suas críticas partem da avaliação de que o projeto manifesta uma visão meramente econômica da principal área verde da cidade. “Se uma proposta de concessão de um parque não fala em árvore, algo não está bem.”

Leia a entrevista completa


Outros links:

  • Desligados desde 2020, os aparelhos de ar-condicionado nos ônibus de Porto Alegre ainda não têm data para serem religados, por questões financeiras e também de saúde, em razão da nova onda de covid.
  • Devido ao temporal de ontem, uma “cachoeira” se abriu dentro do Mercado Público. Segundo os comerciantes, essa não é a primeira vez que isso acontece. Foi preciso utilizar vassouras para retirar a água.
  • O TRE-RS marcou para a próxima segunda-feira a diplomação dos candidatos eleitos no Rio Grande do Sul. Ontem, o TSE entregou o diploma ao presidente eleito Lula.
  • O promotor João Ricardo Santos Tavares assumiu o segundo mandato como presidente da Associação do Ministério Público do RS (AMP-RS). Tavares foi eleito com a maior votação da história da entidade.
  • Para a temporada de verão, o Daer autorizou o aumento de mais 300 horários de ônibus nas linhas municipais. As linhas mais ampliadas são aquelas com destino ao litoral norte, pois são as mais procuradas na alta temporada.
  • Segundo pesquisa da Fecomércio, em novembro o percentual de Endividamento e Inadimplência no RS ficou estável. Fechando o mês com 91,8%, o índice é similar a outubro, que fechou em 91,9%.
  • A Consulta Popular 2022, realizada pelo governo do RS, recebeu mais de 137 mil votos. O número de votantes é 22% maior do que o registrado em 2021. 
  • Prestes a completar um ano de casa, Juremir Machado conta que está feliz trabalhando no Matinal e faz coro à nossa campanha de fim de ano. Ele lembra: “Construir um jornal, impresso ou digital, é uma tarefa de longa duração e muito trabalho”.
  • Nota dos editores: também ficamos felizes em contar com a tua companhia, professor 😉

Márcio Tavares – Cultura e política

Secretário nacional de Cultura do PT, Márcio Tavares é cotado para assumir a Secretaria Executiva da Cultura no governo Lula, que vai recriar o Ministério da Cultura. No final de novembro, a Parêntese entrevistou o historiador de Sapucaia do Sul, que já era figura-chave do grupo de transição em Brasília. Veja um trecho da conversa com o editor Luís Augusto Fischer, exclusiva para assinantes do Matinal.

Levando-se em conta que nós temos um grupo de pessoas, de artistas, de técnicos, de fazedores de cultura da mais alta qualidade em todo o Brasil, que apoia o presidente Lula, a formação de um GT sempre é uma tarefa complexa. Tanto é que o presidente está à frente, pois neste assunto ele tem demonstrado enorme interesse, tem acompanhado, tem sido realmente prioritário. Não é difícil chegar em nomes extremamente qualificados, mas a preocupação é que a gente tenha, além das capacidades técnicas, uma representatividade regional, de gênero, étnico-racial, de linguagens, que desse conta de representar este novo momento. 

Leia a entrevista completa aqui (🔒).


Cultura

“Sol” reflete sobre reconexões familiares possíveis

Foto: Paris Filmes

Em cartaz nos cinemas, Sol (2021) tem direção de Lô Politi e rendeu o prêmio de atuação a Rômulo Braga no Festival do Rio. A trama conta a história de Theo (Braga), um homem recém-separado que tenta reatar conexões com a filha Duda (a estreante Malu Landim), depois de um ano sem ver a menina. O passado, no entanto, não abandona o protagonista: telefonemas insistentes de uma desconhecida avisam que seu pai, Theodoro (Everaldo Pontes), está em estado delicado em um hospital de uma pequena cidade do interior da Bahia. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Às 19h, a Orquestra Jovem Theatro São Pedro faz apresentação especial de final de ano com regência da maestrina Keliezy Severo e solos de Cintia de los Santos (soprano), Gabriela Villanova (viola) e Dhouglas Umabel (violino), no Theatro São Pedro

Para celebrar o Dia Nacional do Forró (13/12), o Espaço 373 recebe, às 20h, o Trio Cozumbá.

O artista riograndino Carlos Medeiros lança hoje nas plataformas digitais o álbumOs Poetas Nunca Dormem, construído em colaboração com o Coletivo Pedra Redonda.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você ouviu?

O Instituto Sumaúma, um centro de formação, pesquisa e assessoria dedicado a desenvolver a carreira de pessoas pretas, indígenas e periféricas, lançou o primeiro episódio do podcast “10 anos depois” que vai abordar a primeira década da Lei no 12.711/12, a Lei de Cotas. Em 10 episódios, o instituto vai conversar com professores e ativistas sobre a lei que possibilitou o ingresso de grupos minoritários em instituições de ensino públicas do país. No primeiro episódio, o professor Juan Xavier fala sobre heteroidentificação.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.