Matinal

Nova tarifa da Capital será definida em abril

Change Size Text
Nova tarifa da Capital será definida em abril Foto: Alex Rocha/PMPA

Com mais de dois meses de atraso, a nova tarifa de Porto Alegre deve ser definida em dez dias

A nova tarifa de ônibus de Porto Alegre será conhecida após o dia 10 de abril – mais de dois meses depois da data-base para o reajuste, que é 1º de fevereiro. Foi o acordado entre o prefeito Sebastião Melo (MDB) e representantes das empresas que fazem o transporte coletivo.

Melo segue no aguardo da aprovação na Câmara dos Deputados de um fundo que garantiria até 70 bilhões de reais para a Capital. A matéria está na ordem do dia da casa. A partir desta votação, a nova passagem será definida. Independentemente da tramitação do Congresso, a tarifa técnica será discutida em abril. As empresas acenam com 5,70 reais.

Na reunião de ontem, a Prefeitura garantiu a liberação de um novo aporte às empresas, de 2,8 milhões de reais, para reduzir a dívida de cerca de 14 milhões relativa à diferença entre o preço cobrado na catraca e a tarifa técnica. As partes ainda debateram uma futura revisão na base do cálculo, passando a contar o quilômetro rodado e não o número de passageiros. Também ontem, em coletiva de imprensa antes de evento na Federasul, Melo prometeu subir o valor da Área Azul para custear o transporte público da Capital.

Sem greve – Ainda nesta quarta, houve acerto com os rodoviários, que cancelaram a paralisação que estava programada para hoje. Eles cobravam o pagamento integral do vale-alimentação, além de 12 dias de trabalho de março de 2020.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.