Matinal

Matinal relança serviço de notícias via WhatsApp com novidades

Change Size Text
Matinal relança serviço de notícias via WhatsApp com novidades Zap Matinal possibilita a participação dos leitores na concepção de pautas. Foto: Júlia Barth/Matinal

Zap Matinal retorna com o objetivo de fortalecer o jornalismo local e criar um espaço de diálogo com leitores sobre os temas importantes da cidade

Nesta segunda (17), o Matinal relança o Zap Matinal, um serviço de transmissão gratuita de notícias via WhatsApp, agora com novos recursos disponíveis na ferramenta Comunidades do aplicativo de mensagens. O objetivo é fortalecer o jornalismo local, ampliando os canais de comunicação e participação dos leitores na produção de pautas, e também distribuir notícias diárias, reportagens investigativas e curadoria cultural produzidas pela Matinal News.

Além da comunidade geral, o novo recurso do WhatsApp permite a criação de vários canais em um único grupo. Por isso, o Zap Matinal terá, em breve, diferentes comunidades divididas pelos bairros de Porto Alegre. Os interessados em arte, cultura e debates sobre temas da revista Parêntese, Newsletter do Juremir e site do Roger Lerina terão um canal próprio exclusivo para assinantes.

O Zap Matinal é a plataforma que vai impulsionar a execução do projeto “Pé no chão: jornalismo investigativo local pautado com a comunidade”, contemplado no programa Acelerando Negócios Digitais, promovido pelo ICFJ (international Center For Journalists) e pela Meta. O programa, que tem duração de cinco meses, mentoria e o aporte de uma bolsa de 15 mil dólares, permitiu a ampliação da equipe de reportagem e de redes sociais do Matinal para incrementar a produção de pautas investigativas, com impacto real (entendendo problemas estruturantes da nossa cidade) e o engajamento da audiência (incluindo comunidades periféricas) (leia mais aqui).

Para participar do Zap Matinal, basta ter uma conta no WhatsApp e depois entrar na comunidade, clicando aqui. Salve o número do Matinal no celular para receber os alertas e links clicáveis das notícias.

O Zap Matinal foi criado inicialmente em maio de 2020, em parceria com a ação Moeda do Bem, para atender a demanda por informações dos moradores da comunidade do Morro da Cruz, em Porto Alegre/RS. Em julho do mesmo ano, recebeu recursos da Embaixada dos EUA para ampliar seu alcance para toda a capital gaúcha. O objetivo era prestar um serviço de informações à população sobre a COVID-19 e seus impactos na saúde, na economia e na vida de cidadãos que têm pouco acesso a veículos de comunicação confiáveis. O serviço, que havia sido descontinuado em 2021, volta agora com mais diversidade e repleto de novidades. 

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.