Assessoria de Imprensa

Ao completar um ano, Zap Matinal celebra parceria que deu início ao projeto

Change Size Text
Ao completar um ano, Zap Matinal celebra parceria que deu início ao projeto

O Zap Matinal – serviço gratuito e diário de transmissão de notícias via WhatsApp, oferecido pelo Grupo Matinal Jornalismo – completa um ano nesta quinta-feira (20/5). Para celebrar a consolidação do serviço e ampliar para mais comunidades, o Grupo Matinal Jornalismo está lançando um crowdfunding solidário que visa arrecadar recursos para que o Zap Matinal chegue a mais pessoas e também para auxiliar a ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz, parceira de primeira hora do projeto. Metade do valor arrecadado irá para o Coletivo; a outra metade, para a manutenção do Zap Matinal.

Para contribuir é só acessar o site www.matinaljornalismo.com.br/ZapMatinal e escolher uma das modalidades e valores de doação, a partir de 15 reais. Todas as contribuições receberão recompensas, como livros digitais (e-books) exclusivos da editora Abre Parêntese, cupons de desconto em assinaturas anuais do Grupo Matinal Jornalismo e recompensas-surpresa do Coletivo Morro da Cruz.

Concebido em parceria com a ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz para oferecer informação simples, direta, de qualidade e verificada sobre a Covid-19 aos moradores da comunidade localizada na Vila São José, em Porto Alegre/RS, o Zap Matinal ampliou seu alcance para toda a Capital e hoje consolida-se como uma importante ferramenta de distribuição de conteúdo jornalístico, especialmente para quem não tem acesso a outros veículos de comunicação – ou que prefere a praticidade do Whatsapp para se informar. 

Em julho de 2020, o Zap Matinal foi contemplado com recursos do fundo de resposta rápida ao impacto do Covid-19 oferecido pela Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil e pela USBEA, que permitiu seu aperfeiçoamento técnico. Desde então, o serviço cresceu como produto e ganhou novos conteúdos, como previsão do tempo, dicas culturais e reportagens exclusivas do Grupo Matinal.

Produzido e editado pela jornalista FêCris Vasconcellos, o conteúdo do Zap Matinal é baseado nas notícias distribuídas diariamente pela Matinal.News. Com uma linguagem simples, concisa e direta, o boletim inclui também uma versão em áudio, tornando o serviço ainda mais acessível. O Zap Matinal é enviado por volta das 7h da manhã, de segunda a sexta-feira, para o público inscrito na lista de transmissão gratuita. Pessoas interessadas em receber o Zap Matinal podem cadastrar gratuitamente seu número de celular por meio do link: matinaljornalismo.com.br/ZapMatinal

“A curadoria de conteúdo é uma especialidade do Matinal Jornalismo”, afirma FêCris Vasconcellos. “Os integrantes do Coletivo Morro da Cruz, que foi parceiro do Matinal na concepção e na divulgação do serviço, relataram que, nesses 12 meses, os moradores da comunidade acompanharam diariamente as notícias através do Zap. E, assim como eles, outras comunidades também abraçaram a causa, o que para nós é motivo de muita satisfação por poder oferecer um serviço de tanta utilidade à população de Porto Alegre”, completa.

Sobre o Coletivo Autônomo Morro da Cruz

O Coletivo Autônomo Morro da Cruz desenvolve projetos que buscam reconhecer as potencialidades das pessoas da comunidade. Oferece um trabalho multidisciplinar, qualificado e artesanal às famílias, apostando na educação como base e na criação de oportunidades de forma colaborativa. O Coletivo Morro da Cruz estabelece parcerias identificadas com o projeto e constrói iniciativas conjuntas que estimulam o desenvolvimento local e combatem as desigualdades socioeconômicas.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.