Assessoria de Imprensa

Matinal Jornalismo promove a live “Diálogos em Trânsito”, com o lançamento de dois livros

Change Size Text
Matinal Jornalismo promove a live “Diálogos em Trânsito”, com o lançamento de dois livros

Nesta quarta-feira (18/8), às 18h30min, os autores Marlon de Almeida e Mauro Castro participam da live Diálogos em Trânsito, no lançamento dos livros Entregador de Pressa e Taxitramas – Diário de um Taxista, respectivamente. Os escritores comentam sobre como é escrever sobre personagens do movimento e da pressa, que povoam suas obras.

A live, organizada pelo Matinal Jornalismo, parte do ponto de contato entre os títulos – o transporte na cidade – para debater essas vidas que se cruzam nas ruas de Porto Alegre. Entre a poesia de Marlon de Almeida e os contos e crônicas de Mauro Castro, o movimento de pessoas, sentimentos e histórias se encontram e se misturam em meio à pressa.

As inscrições podem ser feitas pelo link www.matinaljornalismo.com.br/dialogosemtransito.

As obras e os autores

Entregador de Pressa é a quinta e última publicação de poesia de um projeto poético pessoal comprometido com a premissa de literatura como resistência. Nessa obra, o ponto de partida é o cotidiano de trabalho dos entregadores de aplicativo, movidos pela pressa das ruas”, resume Marlon de Almeida. “É o cotidiano apressado desses entregadores que aqui se descortina, convidando o leitor a viajar também por essa estrada de riscos.”

Marlon de Almeida (Porto Alegre, 1966) publicou 9 livros de poesia e possui textos publicados em outras 5 antologias. É doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde é professor do Colégio de Aplicação. Foi indicado ao Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira com o livro ‘Malabares ou clube dos incomparáveis’ (2003). Com a obra ‘Prosa do mar’ (2008) e com ‘Arrastão e outros poemas’ (2014), venceu duas edições do Prêmio Livro do Ano – Poesia da Associação Gaúcha de Escritores. Em 2013, venceu o Prêmio Off Flip de Literatura (da Feira Literária de Paraty) para textos inéditos. Além desses prêmios, Marlon de Almeida foi finalista em três edições do Prêmio Açorianos de Literatura e foi agraciado com a ordem do mérito da Sociedade Parthenon Literário e com o certificado de finalista do Prêmio Amigos do Livro, da Associação Gaúcha de Escritores, pelo programa de rádio Poesia Blues (2013-2014) da Rádio Falando de Amor.

Taxitramas, por sua vez, apresenta contos e crônicas inspirados na (con)vivência do autor e taxista Mauro Castro com passageiras e passageiros em trânsito. Entre o bêbado que distribui dinheiro e a mulher violentada, as situações têm como ponto de partida histórias reais, chegando sempre a um destino bizarro e que vale cada minuto da corrida.

Mauro Castro, 58 anos, casado, é natural de Viamão. Trabalhou com desenho publicitário e começou no táxi na década de oitenta. Em 2003, a convite do editor do Jornal Diário Gaúcho (passageiro do táxi) passou a assinar (ao longo de 12 anos) uma coluna semanal no jornal onde contava as histórias da profissão de taxista. Paralelo à coluna, fundou o blog Taxitramas (www.taxitramas.com.br) onde posta as histórias do cotidiano de um táxi. Em 2006 lançou o primeiro livro Taxitramas – Diário de um Taxista (Editora Sulina). Lançou ainda mais cinco livros de forma independente. Mantém no Instagram um projeto onde fotografa a cidade de Porto Alegre pelo retrovisor do táxi (@taxitramas). Em 2017 vendeu os direitos autorais para o canal Prime Box Brazil dando origem à série em 12 episódios Taxitramas.

Serviço
Live Diálogos de Trânsito – lançamento dos livros Entregador de Pressa e Taxitramas – Diário de um taxista
Participação: autores Marlon de Almeida e Mauro Castro
Data: 18 de agosto (quarta-feira), às 18h30min
Inscrições: www.matinaljornalismo.com.br/dialogosemtransito
Valor: Gratuito

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.