Reportagem

Revogação do Dia da Democracia aguarda votação do plenário da Câmara de Porto Alegre

Change Size Text
Revogação do Dia da Democracia aguarda votação do plenário da Câmara de Porto Alegre Câmara pode analisar votação do projeto que revoga Dia da Defesa da Democracia nesta semana | Foto: Fernando Antunes / CMPA

Texto está apto para ser votado desde a semana passada. Autor da efeméride vê base dividida e acredita em derrota da proposta 

Protocolado por vereadores de direita na mesma sessão que determinou a revogação do Dia do Patriota, no fim de agosto, o projeto de lei que prevê revogar o Dia da Defesa da Democracia, efeméride a ser celebrada em 8 de janeiro no calendário oficial de Porto Alegre, está em vias de ser votado pelo plenário da Câmara Municipal. O texto esteve apto para votação na última semana, mas, a pedido da autora, Comandante Nádia (PP), a votação foi postergada por uma sessão. 

O projeto que visa remover a data do Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre surgiu de uma iniciativa de Nádia na tarde em que a Câmara lidava com a intensa repercussão causada a partir de matéria da Matinal sobre o Dia do Patriota. No mesmo dia, o texto recebeu apoio de outros sete vereadores, entre eles o filho do prefeito, Pablo Melo, e o líder do governo, Idenir Cecchim, ambos do MDB. 

A Matinal apurou que, desde então, o vereador Conselheiro Marcelo (PSDB), retirou seu apoio ao texto. Ainda assim, permaneciam, além de Nádia, Melo e Cecchim, as assinaturas de Fernanda Barth (PL), Lourdes Sprenger (MDB), Mônica Leal (PL) e Cláudio Conceição (União Brasil). 

Na defesa da revogação, Nádia argumentou: “Entendemos que a data de 08 de janeiro, data esta marcada por eventos tão polêmicos e ainda sem deslinde em nosso país, não deve servir como símbolo de comemoração de qualquer natureza. Sem dúvida, esta data não deve ser comemorada, e sim, devidamente investigada”. A Matinal tentou contato com a vereadora até o fechamento desta matéria, mas não obteve retorno.

Oposição não vota e permite projeto avançar nas comissões

No parecer conjunto das comissões permanentes da casa sobre a proposta, os pareceres terminaram favoráveis não por ampla maioria, mas também por conta da quantidade de não votantes – em especial de parlamentares da oposição, em situação semelhante à da tramitação do Dia do Patriota. Na Comissão de Constituição e Justiça, foram quatro votos favoráveis (Cecchim, Ramiro Rosário/PSDB, Nádia e Tiago Albrecht/Novo); um contrário (Cláudio Janta/Solidariedade) e dois não votantes (Engenheiro Comassetto/PT e Márcio Bins Ely/PDT). A CCJ analisa o mérito da pauta. 

Na Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude, Mauro Pinheiro (PL) e Gilson Padeiro (PSDB) foram favoráveis, enquanto Jonas Reis (PT) foi contrário. Giovani Culau (PCdoB) e Giovane Byl (PTB) não votaram. E na Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana, Alvoni Medina (Republicanos) e Claudio Conceição votando favoravelmente; Conselheiro Marcelo e Cassiá Carpes (PP), contrários; e Pedro Ruas e Alex Fraga, ambos do PSOL, não votando.

O Dia da Defesa da Democracia 

O Dia da Defesa da Democracia foi promulgado em junho. O texto havia sido proposto pelo vereador Aldacir Oliboni (PT) em fevereiro. A data escolhida foi 8 de janeiro, dia em que golpistas depredaram os prédios das sedes dos três poderes em Brasília. Na justificativa, o vereador contextualizou a tentativa de golpe e rogou aos colegas: “Cabe a nós, parlamentares eleitos pelo voto do povo de maneira democrática, defendermos a democracia e transformarmos essa data em marco da defesa da democracia”. 

De acordo com o vereador petista, o projeto deve ser votado nesta segunda-feira, mas a presidência da Câmara negou à Matinal que a ordem do dia para a sessão já esteja definida. Na avaliação de Oliboni, em face a um possível constrangimento a Melo, a base poderia rejeitar o texto no plenário, ou, antes, a retirar da pauta. Caso os parlamentares aprovem a revogação, caberá ao prefeito sancionar, vetar ou silenciar sobre o texto, e aí neste caso, a matéria volta para a casa, onde deve ser promulgada pelo presidente da Câmara, Hamilton Sossmeier (PTB). 

Pressão nacional 

Em 25 de agosto, a Matinal noticiou que a Câmara havia aprovado, no mês anterior, a inserção do Dia do Patriota no calendário oficial do município. Após a publicação, o assunto repercutiu em todo o país, e a Câmara revogou a efeméride na sessão seguinte, em 28 de agosto.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.