Reportagem

Coletivo Preserva Redenção pede ao MPC suspensão de processo sobre a concessão do parque

Change Size Text
Coletivo Preserva Redenção pede ao MPC suspensão de processo sobre a concessão do parque Foto: Divulgação

Em documento, grupo elenca possíveis prejuízos com projeto, além de afirmar que a população não está totalmente informada sobre o andamento da proposta

Integrantes do coletivo Preserva Redenção reuniram-se nesta quarta-feira com o procurador-geral do Tribunal Ministério Público de Contas (MPC) Geraldo da Camino para pedir o cancelamento da audiência pública que tratará do projeto de concessão da Redenção, marcada para a próxima sexta-feira, dia 18 de novembro. Representado por três pessoas, o grupo entregou um documento com as alegadas irregularidades do processo.

“A gente entende que a população não tem informações suficientes para tomar uma decisão informada, principalmente porque os impactos do estudo ambiental, vizinhança e dos impactos ao patrimônio material e imaterial da cidade não são levados em conta no caderno de encargos”, explica o professor adjunto de Teoria Econômica da UFRGS, Fabian Scholze Domingues, que participou da reunião.

De acordo com ele, o MPC irá abrir um processo para analisar as demandas apresentadas pelo coletivo. Caso a audiência seja realizada na sexta, haverá a possibilidade de ela ser posteriormente cancelada, havendo a necessidade de uma nova reunião aberta à população. Nesta quinta, está marcada a audiência que trata das concessões do Parque Marinha do Brasil e do trecho 3 da orla.

Além de tentar interromper a tramitação do projeto para a Redenção, o documento entregue ao MPC pede que o órgão solicite aos entes públicos envolvidos nas atividades do parque, como as secretarias municipal e estadual da Cultura, do Lazer e do Esporte e Ambiental, que apresentem anuência expressa no processo administrativo.

Não há prazo para manifestação do MPC a respeito do caso.

Um dos pontos citados pelo documento é a construção de um estacionamento sob o Estádio Ramiro Souto, possibilidade que causou polêmica desde o seu anúncio. Em outubro, durante entrevista ao Matinal, a secretária Municipal de Parcerias, Ana Pellini, reconheceu que um lado pericial apontou dificuldades para a construção e admitiu rever esta previsão.

Na ocasião, a secretária também descartou o cercamento do parque e citou o Harmonia e o trecho 1 da orla como experiências bem sucedidas e que não comprometeram o caráter público do espaço

Coletivo reuniu 23 mil assinaturas contra a concessão

O grupo reuniu até esta quarta-feira, 23 mil assinaturas contrárias à concessão, sendo 18 mil virtuais e 5 mil físicas, segundo um dos coordenadores, o professor Jarbas Araujo, que também participou da reunião no MPC, ao lado da advogada Jacqueline Custódio.

Para além da audiência, Araujo também critica a consulta pública sobre o projeto, que está aberta até o dia 24. “Na consulta pública não se pode dizer que é contra o projeto, só pode dar ideia à concessionária”, afirma. Ele também critica a data da audiência coincidir com a 6ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que inicia nesta quinta-feira e vai até sábado.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.