Reportagem

Prefeitura de Porto Alegre muda empresa de coleta automatizada, mas problemas continuam

Change Size Text
Prefeitura de Porto Alegre muda empresa de coleta automatizada, mas problemas continuam Foram mais de 15 equipamentos checados: todos apresentavam algum tipo de defeito: alça ou alavanca de abertura com problema, superlotação, tampa faltando e muita sujeira no equipamento e ao seu redor

Contêineres sem alça ou alavanca para acionar com o pé, sem tampa e sujos foram flagrados nos bairros Auxiliadora, Bom Fim, Centro, Cidade Baixa e Moinhos de Vento

Realizar uma tarefa cotidiana como tirar o lixo de casa não é assim tão simples em Porto Alegre. Além das situações já conhecidas pela população porto-alegrense, como lixeiras lotadas, com mau cheiro e acúmulo de lixo ao redor, alguns dos novos contêineres não têm a alça para abrir a tampa, a alavanca para acionar com o pé não funciona, ou estão sem tampa. 

A coleta automatizada de lixo é um dos serviços terceirizados pela prefeitura de Porto Alegre e enfrenta problemas desde o início do ano, como o atraso no recolhimento do lixo que resultou no encerramento do contrato com a Porto Alegre Limpa. Em 19 de setembro, a empresa Conesul assumiu o  serviço na capital em caráter emergencial.. A prestação pode se estender por 180 dias, e o governo municipal informa que um novo edital, permanente, está sendo preparado. 

Contêineres sem tampa no bairro Auxiliadora | Foto: Tatiana Reckziegel

A reportagem da Matinal constatou os problemas nos contêineres nos bairros Auxiliadora, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa e Moinhos de Vento. Foram mais de 30 equipamentos flagrados com diferentes defeitos: alça ou alavanca de abertura com problema, superlotação, tampa faltando e muita sujeira no equipamento e ao seu redor. 

Questionamos o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) sobre os problemas nos contêineres. Conforme a Diretoria de Limpeza e Coleta da autarquia, a manutenção dos equipamentos, com recolocação de alças faltantes e conserto dos pedais apontados pela reportagem, será feita nos próximos dias pela Conesul. Ainda sobre os pedais dos contêineres, afirmou ser comum que a população ou catadores coloquem pedaços de madeira ou caixas de papelão para deixar a porta do contêiner aberta, e que isso provocaria o rompimento do cabo que aciona o pedal. O departamento sugere que a população não faça essa ação.

Contêiner com tampa e alavanca danificada no Centro | Foto: Gregório Mascarenhas

O DMLU disse também que o acúmulo de sujeira ao redor dos contêineres seria culpa dos catadores, que reviram o contêiner para encontrar lixo reciclado dentro dos equipamentos. Para a autarquia, se a população deixar ali somente orgânicos e rejeitos, como indicado, não haverá mais lixo ao redor e o problema cessará. O departamento desconsiderou, porém, a dificuldade da população em abrir o contêiner para depositar o lixo. Informou também que todos locais contam com varrição com periodicidades variadas conforme o endereço.

O recolhimento automatizado de resíduo orgânico em contêineres recolhe 20% do volume total do lixo domiciliar de Porto Alegre e ocorre somente nos bairros centrais, de renda média mais alta. Outros bairros possuem a coleta tradicional com o caminhão compactador, com profissionais fazendo o recolhimento dos sacos de lixo.  


Fale com o repórter: [email protected]

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.