Reportagem

Em protesto contra CPIs simultâneas, vereador sugere criar uma nova para investigar Smed

Change Size Text
Em protesto contra CPIs simultâneas, vereador sugere criar uma nova para investigar Smed Câmara vive situação inédita com duas CPIs paralelas sobre o mesmo fato | Foto: Paulo Ronaldo Costa / CMPA

Moisés Barboza protocolou requerimento com intuito de evitar uma nova situação em que duas comissões de investigação tenham o mesmo objeto paralelamente

Em meio a uma inédita situação de duas CPIs sobre um mesmo tema tramitando simultaneamente na Câmara Municipal de Porto Alegre, o vereador Moisés Barboza (PSDB) acenou com a criação de uma terceira – que seria também sobre as irregularidades na Secretaria Municipal da Educação (Smed). O requerimento com essa possibilidade foi protocolado na noite de quarta-feira.

Não há, porém, possibilidade de uma terceira CPI da Smed. O requerimento do tucano foi mais uma provocação à presidência da Casa. Ainda que as duas comissões tenham sido autorizadas pela Procuradoria-Geral da Câmara, Barboza questionou diretamente a presidência do Legislativo: “Venho requerer uma posição desta Presidência sobre a possibilidade de múltiplas CPIs que se repetem com o mesmo objeto à luz dos princípios da economicidade e da celeridade dos processos?”.

“Caso sua manifestação seja de ordem positiva para abertura de mais CPIs com o mesmo objeto, manifesto a posição de requerer o protocolo da terceira CPI com mesmo objeto”, complementou o documento, apresentado às 21h22. Minutos depois, o vereador protocolou uma minuta de projeto de resolução, de forma a barrar a criação de novas CPIs quando já houver uma anterior protocolada sobre o mesmo tema.

A contenção de custos tem sido um dos argumentos utilizados pela base do prefeito Sebastião Melo (MDB) na Câmara como argumento contrário ao andamento de duas CPIs sobre o mesmo tema. Barboza integra as duas comissões. Na segunda-feira, ele ajudou a derrubar o quórum da CPI presidida por Mari Pimentel (Novo), colegiado que é tido como oposicionista ao governo, por conta do relator Roberto Robaina (PSOL).

A outra CPI sobre a Smed é presidida pelo líder do governo Melo, Idenir Cecchim (MDB), e tem Mauro Pinheiro, do PL – mesmo partido do vice-prefeito, Ricardo Gomes – na relatoria. Ambas iniciaram oficialmente seus trabalhos em agosto.

“Para mim, é uma inédita aberração ter a coexistência de comissões para tratar de um mesmo tema, porque a comissão assegura a participação de todos, oposição, independentes e governo, dentro da proporcionalidade”, comentou Barboza à Matinal, nesta quinta-feira. A decisão da procuradoria que autorizou duas comissões paralelas é de 30 de junho.

“Uma das formas que eu entendi que, além de deixar claro que não concorda, é mostrar para o próprio departamento da procuradoria da casa que o parecer está equivocado”, acrescentou o parlamentar. “A ideia é provocar na procuradoria que eles se deem conta que o parecer é equivocado e que foi criada uma aberração. Eles têm que rever o parecer.”

Consultada pela Matinal, a presidência da Câmara informou que não há gastos além dos administrativos com a realização das duas CPIs. Em outras oportunidades, o presidente Hamilton Sossmeier (PTB) afirmou ser contra duas CPIs, mas que iria respeitar o parecer da Procuradoria. Ele deve se manifestar a respeito do requerimento de Barboza nesta sexta-feira.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.