Cartas

Prepare-se para os não-acontecimentos de 2021

Change Size Text
Prepare-se para os não-acontecimentos de 2021

Não tem eleições em 2021. Mas em vez de esperar o próximo pleito, você pode manter o interesse na Câmara Municipal da sua cidade e acompanhar o trabalho dos seus vereadores.

Também não precisa esperar que uma pessoa querida seja internada com Covid para se solidarizar com quem perdeu alguém na pandemia – e respeitar os protocolos de segurança que você já está careca de saber quais são.

Aliás, você também não precisa esperar uma nova pandemia para contribuir com iniciativas que apoiem quem passa fome – essas pessoas já existiam antes do coronavírus e, infelizmente, vão continuar precisando de ajuda depois que a epidemia passar.

Não espere que a patrona da Feira do Livro de 2021 seja uma escritora negra para ler escritoras negras. Você pode começar já lendo a Conceição Evaristo ou a Chimamanda Adichie – ou ainda a Nathallia Protazio aqui na Parêntese.

Não espere que um novo João Alberto seja covardemente morto por dois homens brancos para adotar práticas antirracistas na sua vida. A Djamila Ribeiro (outra escritora negra para anotar aí) tem um manual bem didático.

Não espere que a sua mãe, irmã ou amiga próxima seja humilhada em uma audiência judicial na qual é vítima de estupro para defender as mulheres do machismo. Você pode começar chamando a atenção daquele seu amigo machão que ainda faz piada de mulher na cozinha.

Não espere o dia 1º para rever opiniões e repensar atitudes. Mas se o clima de fim de ano funciona contigo, essa é a hora de tentar ser uma pessoa um pouquinho melhor.


Marcela Donini é editora-chefe do Grupo Matinal
[email protected]

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.