Crônica

13 motivos para votar no domingo

Change Size Text
13 motivos para votar no domingo

Domingo a gente vai votar para Presidente, deputades e senadores, até aí nenhuma novidade. O lance é que tem uns coleguinhes por aí que tão pensando em não ir votar. Assim, a tia Nathi separou, com muito amor e paciência, 13 bons motivos para se perfumar, colocar uma camiseta branca – que tá foda – e a preguiça no bolso pra ir dar bom dia à mesária.

  1. O grande motivo de nós (ainda) sermos uma democracia é o voto. Sem voto, sem democracia! Sim, eu sei, começamos forte.
  2. Mesmo que você seja do tipo que repete o disco do ‘‘entra governo, sai governo, é tudo igual’’. Mesmo que seus privilégios tentem te convencer que seu mundo não é tocado pela política. Mesmo que você se esforce para manter o nível de vida no Instagram tirando foto de café, fazendo tbt de praia… tua conta no banco não mente. O custo de vida tu sabe calcular. A VIDA TÁ CARA! Nunca mais rolou aquela viagem, neam…
  3.  Vai deixar de votar quando pode, se tem um monte de vidas entrando no nosso mundinho Brasil e vão ter de esperar 16 anos pra tirar um título? Isso se ainda existir Brasil. Isso se a gente ainda votar.
  4. É de quatro em quatro anos. Porra! Enche a agenda com horário mensal no barbeiro, semanal na feira orgânica, diário com a Netflix. E vai arregar no único compromisso que é de quatro em quatro anos?! Pelamor!
  5. Votar é cool. O Rodrigo (loiro, lenhador, casado com a modelo, aquela…). A Gio… (loira antirracista, a que adotou umas criança pretas, casada com aquele ator de olho azul, sabe?) Não? Tá. Olha, a Anitta vai votar. A Anitta! Vai lá, meo, faz umas fotos, posta no insta. Vai por mim. Vai bombar nas redes.
  6. Votar é acreditar que a realidade pode ser diferente. Se tu não acreditas nisso, nem precisa levantar da cama segunda. Foda-se.
  7. Se você for a pé é um ótimo exercício (físico) de cidadania. #votofit
  8. As eleições são amanhã. Eu podia tá dançando, cantando, fodendo. Mas estou aqui listando motivos para você perceber o óbvio: mas vale um domingo gasto votando, que quatro anos voando. (Esse verbo foi usado só para manter a rima da expressão… você pode ser realista e trocar por: quatro anos de inferno, passando fome, morrendo sem atendimento médico, de fechamentos de escola, sem carnaval. Imagina!!! Quatro anos sem carnaval!).
  9. Seu pai não te deu educação, não?
  10. Votar é uma questão de seleção natural. Passa quatro horas no shopping escolhendo um jeans, meia hora pra pedir um drink, vinte e seis minutos pra dizer se quer xis com batata ou não… Já te vi brigando por ordem de música na playlist! E vai deixar outra pessoa escolher por ti o cargo mais importante do país?
  11. Eu sei que você, no fundo, bem naquele fundo, sabe o quanto quer. Sabe que tem vontade. Teu desejo é votar. Não te faz! Não deixe o medo vencer. Garanto satisfação no final.
  12.  Eu sei que você faria qualquer coisa por mim. Faz, uma vez na sua vida, uma coisa por você!
  13. A comemoração vai ser: na sua casa ou na minha?

Nathallia Protazio é escritora e farmacêutica.

RELACIONADAS
;
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.