Crônica

Aqui na gringa – #1

Change Size Text
Aqui na gringa – #1 Luís Augusto Fischer em Priceton, New Jersey, EUA/Arquivo pessoal

Peço licença para falar de vida comum, aqui. Vida comum mas na estranja, na gringa, como se diz hoje em dia. Estou passando um semestre cá em Princeton, Nova Jersey, EUA, ligado à universidade. Uma situação de grande privilégio, eu bem sei. O melhor que a vida universitária proporciona.

(Conhece a piada de Deus, esse grande personagem, criando as profissões? Depois eu conto, se o prezado leitor e a gentil leitora quiserem.)

A cidade em si é um cenário, para quem, como nós, vive na aspereza das cidades brutas no Brasil, e não só no Brasil. Em lugar de tráfego pesado, poucos carros, e todos parando para o pedestre, assim que este bota o pé na rua. Sem pobreza significativa, nem irremediável: o que tem aqui, me disseram, é uma comunidade de guatemaltecos, que calhou de se estabelecer aqui. É uma gente trabalhadora, que se encontra cortando grama, arrumando as frutas no mercado ou trabalhando de uber.

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.