Crônica

Caderno de viagens

Change Size Text
Caderno de viagens Caravela, 2015. Antonio Villeroy

No diário de bordo da viagem em que descortinaria a América para os europeus, Cristóvão Colombo escreveu que ocultava para a tripulação da caravela Santa Maria as verdadeiras distâncias que haviam percorrido, relatando sempre percursos menores, pois os marujos temiam afastar-se em demasia da Europa e virem a despencar no precipício onde findava a terra plana.

Quem estudava em Sagres, ou tivesse lido e compreendido os escritos e medições dos filósofos gregos Anaximandro, Eratóstenes e Aristóteles, sabia do formato esférico do planeta. 

Hoje, 2,5 milênios após os estudos mais antigos, e com toda a tecnologia a seu dispor, há quem pense como os marinheiros de Colombo, e ainda propague essas estultices através dos satélites que circundam a órbita terrestre e sem os quais não manteriam em atividade seus ignaros grupos de whatsapp.

O óbvio não ulula, não grita, não uiva, para quem também não percebe a esfericidade da lua!

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.