Crônica

Os muitos dias da bicicleta

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Os muitos dias da bicicleta
A trajetória do veículo tem mais de duzentos anos, mas uma historiografia séria soma menos de quatro décadas Comemorou-se no sábado dia 3 de maio o Dia Mundial da Bicicleta. É uma das duas homenagens internacionais dedicada ao veículo a cada ano. Há também agendas nacionais relacionadas ao tema. As efemérides, em geral, associam a magrela a causas ambientais ou de mobilidade urbana. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas em abril de 2018, pode ser uma referência à abertura da conferência ECO-92. Para a bicicleta, especificamente, o dia 3 de junho nada significa.  Outra data internacional é o dia 19 de abril. Neste caso, a bicicleta está vinculada ao consumo de droga, mais exatamente do LSD. Neste dia, em 1943, o cientista suíço Albert Hoffmann testou os efeitos alucinógenos da dietilamida do ácido lisérgico. Depois, muito chapado, saiu do laboratório e retornou para casa, pedalando. Em 1980, na Califórnia – acredita-se –, o passeio de Hoffmann passou a ser festejado como o dia da bicicleta, espalhando-se a irreverência mundo afora. Em 1993, um artista anônimo criou uma imagem representando Hoffmann doidão em cima da bici. A ilustração, muitas vezes, decora cartelas da droga. Há também o dia 22 de setembro, Dia Mundial sem Carro, um momento de incentivo à adoção da bicicleta como meio de transporte. Foi criado na França, em 1997. Uma pesquisa realizada pela empresa de telefonia Tim, em 2021, indicou que 46% dos entrevistados no Brasil sequer ouviram falar da data; apenas 9% disseram conhecer e já ter participado. No país, quarto produtor mundial de bicicletas, foi instituído o Dia do Ciclista, em 19 de agosto, em memória de um ciclista atropelado em Brasília em 2006. A Confederação Brasileira de Ciclismo, porém, comemora a data no dia 8 de dezembro, dia da Madonna del Ghisallo, padroeira dos usuários da magrela. A data mais importante – considerando-se o critério da origem da coisa –, o dia 12 de junho, não está marcado nos calendários, excetuando-se, provavelmente, a Alemanha. Foi neste dia, em 1817, em Mannheim, que Karl Drais apresentou o velocípede, o veículo que inaugura o transporte sobre duas em rodas em linha, ou de pista única, tendo o equilíbrio como princípio fundamental e movido pela força humana. É o primeiro mecanismo a permitir que o condutor levasse a si próprio para onde desejasse, com as próprias forças. O dia 12 de junho deveria ser a data mundial de comemoração da bicicleta. Banido da história Ocorre que Karl Drais e seu reconhecimento como pioneiro permaneceram banidos da história por cerca de 150 anos. Nascido barão, abriu mão do título de nobreza e se assumiu como democrata e republicano em 1849, na Revolução de Baden, na Primavera dos Povos. Isto lhe custou muito caro. Foi considerado um traidor pela nobreza, que o perseguiu até a morte, em 1851. Ao mesmo tempo, também enfrentou a ira na própria trincheira política. Tornou-se o alvo de vingança de muitos daqueles que seriam seus correligionários, em razão de uma decisão de […]

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