Edição Julho

Uma Porto Alegre 3°C mais quente. Imagine só!

Change Size Text
Uma Porto Alegre 3°C mais quente. Imagine só!

O clima de Porto Alegre não é próprio para a vida humana. Cozinhamos no bafo em janeiro e gelamos até os ossos em julho. A primavera poderia ser agradável, mas o pólen se espalha aos quatro ventos e faz espirrar quem sofre de rinite. O porto-alegrense só tem algum refresco no outono, quando a temperatura ameniza e o sol amadurece as bergamotas, das quais se pode desfrutar lagarteando na Redenção durante o veranico de maio. A umidade relativa do ar na capital habita o patamar de 80% quase o ano todo, dispersando moléculas que ultrapassam até as roupas mais pesadas para se grudar na pele e manter as toalhas molhadas por todo um semestre. É possível sentir falta do frio com um tempo desses?

Quem tem alguma idade talvez esteja sentindo o clima um pouco mais ameno desde 2010, por aí. Excetuando-se alguns dias de fazer inveja a Mossoró, em janeiro, e de uma ou duas semanas enregelantes, em junho, os verões e os invernos em média parecem mais gentis na capital. O belo casaco de feltro impermeável que adquiri numa viagem a Buenos Aires, em 2008, coitado, só teve oportunidade de passear umas duas ou três vezes na última década. Porém, a vivência pessoal é um péssimo oráculo do clima. A escala de tempo da Terra é inapreensível para nós e, dentro dela, a última década é um segundo. 

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.