Enquete

TRI – Gostos, desgostos e saídas: respostas agrupadas

Change Size Text
TRI – Gostos, desgostos e saídas: respostas agrupadas

Várias são as possíveis leituras ao conjunto de 65 respostas da pequena enquete de três perguntas realizada pela equipe da Parêntese: ‘‘O que te dá gosto na cidade de Porto Alegre? O que mais te desgosta em Porto Alegre? Você abandonaria Porto Alegre por algum motivo?’’ Uma das maneiras de ver em conjunto os gostos e desgostos é procurar os elementos mais frequentes e, por contraste, algumas ausências (indicadas entre parênteses) e até contradições entre eles. Na primeira pergunta sobre os gostos as respostas mais frequentes foram, na ordem: lugares (26,2%), percursos (12,3%), artistas (9,2%) e períodos (9,2%). Com a leitura das respostas estendidas, as preferências ficam mais específicas e formam uma cidade preferida, quase idealizada. 

A Redenção foi o lugar mais citado. (Nunca Farroupilha). Mercado Público foi o segundo e a Feira Ecológica da José Bonifácio, Feira do Livro, Casa de Cultura, Usina e Orla do Guaíba também se somam a esse conjunto de espaços públicos preferidos. (Ninguém citou um super ou um shopping, por exemplo).  Tão frequente quanto os lugares de convívio estão os percursos a pé por ruas arborizadas, se possível seguras e bem cuidadas com os equipamentos culturais como os do que chamamos hoje de Centro Histórico.  (A Cidade Baixa tem só uma citação e há muitos lugares sem citação, não somente os bairros periféricos ou de baixa renda, mas também o Moinhos de Vento, coração burguês da cidade).  A orla do Guaíba e seu pôr-do-sol vão começando a fechar um quadro dos lugares e percursos. (Só uma resposta percorreu a orla de bike.) 

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.