Ensaios Fotográficos

O Nome dos Anônimos

Change Size Text
O Nome dos Anônimos

Quando a Angela mostrou em aula pela primeira vez esses retratos que andava fazendo pelas ruas de Porto Alegre, ainda antes do início da pandemia, soava estranho que ela os chamasse de anônimos invisíveis. Vinha com a fotografia e dizia este é o Zig, esta, a Dona Maria e aqui o Seu Zé da Barba, o Mouro, a Marli, o Pedro, a Giulia Victoria, a Aneli. Todos tinham nome e todos tinham imagem. Logo percebi, no entanto, que esses personagens continuavam invisíveis ao olhar dos passantes e que seus nomes eram realmente desconhecidos de quase todos. 

Era a Angela que se interessava por eles e, despachada do jeito que só ela, perguntava o nome e pedia a imagem. Dedicava um tempo à interação, à troca, à conversa franca, à risada. Nada de fotografia roubada de longe, nada de proselitismo ou vitimização. Há respeito genuíno, curiosidade, proximidade e empatia. Quem quiser enxergar, está tudo ali nas fotos, basta retribuir o olhar dos invisíveis anônimos.

Fernando Schmitt, julho de 2020.


Créditos:
Fotografias: Angela Cristina Ribeiro dos Santos
Edição e tratamento de Imagens: Fernando Schmitt
Pesquisa de arquivo fotográfico: Rafael M. Sgari

Angela Cristina Ribeiro dos Santos, @nega_angela_ no Instagram. Meu interesse pela fotografia começou no ano de 2017, quando estava em Buenos Aires realizando um curso de restauração de livros. Fiquei quinze dias na cidade conhecendo e explorando os atrativos locais e surgiu o interesse em registrá-los. Mostrei as fotos para amigos e recebi muitos incentivos para levar a fotografia mais a sério.
Tive minhas primeiras aulas com um amigo e, pouco tempo depois, fiz o primeiro curso de fotografia profissional. De lá para cá, participei de muitos outros nas mais diversas especialidades e técnicas de fotografia para tentar encontrar o meu próprio estilo. Tenho interesse por fotografia de arquitetura, documental, retratos e still life. Mas em grande parte fotográfo pelas ruas da cidade de Porto Alegre onde me é possível registrar todo os tipos de cenas e retratos de pessoas que comigo interagem.
Hoje participo de diversos grupos e concursos fotográficos da internet e faço parte do Foto Clube Porto-Alegrense. Ao fotografar, alterno entre a câmera DSLR e o celular.

marca-parentese

Abra um parêntese no seu fim de semana com jornalismo e boas histórias. Deixe seu email e receba toda semana as newsletters da revista Parêntese.

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.