Memória

1924: A igreja São José, de Lutzenberger e Adloff

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1924: A igreja São José, de Lutzenberger e Adloff

1924: A igreja São José, de Lutzenberger e Adloff – História

“Em 5 de outubro de 1924, por ocasião do centenário da primeira Imigração Alemã [sic], foi possível a realização da primeira missa” na igreja São José (ROHDE, Maria. Os sinos de São José, n. 142, ago/2001, p.3). Capítulo importante da saga dos alemães católicos de Porto Alegre, que, desde os primórdios da imigração, tiveram que se inserir numa sociedade atendida por padres que não falavam e não gostavam do alemão.

Tais dificuldades diminuíram a partir de 1860, quando os primeiros jesuítas vieram para São Leopoldo e dali para Porto Alegre, onde ministravam sacramentos e missas em alemão na Igreja do Rosário. Desavenças internas fizeram com que os alemães se decidissem por uma capela própria (1871), na rua Bragança (atual Marechal Floriano). A partir de 1913, com a venda do terreno, os atos e cultos passaram a se realizar, provisoriamente, na capela do Colégio São José, na rua São Rafael (atual Alberto Bins). As dificuldades aumentaram quando o arcebispo D. João Becker, em 1917, cedendo à “onda muito forte contra os alemães e seus descendentes, proibiu o uso da língua alemã na Capela São José e lhe retirou os privilégios de que gozava, reduzindo-a a simples oratório” (NEDEL, Pe. Oscar. Os sinos de São José, n.120, out/1999, p. 4).

Não adiantou.  Mesmo amordaçados, os obstinados “alemãozinhos” decidiram erguer sua nova igreja. Em 1920 criaram a comissão para sua construção. Em 1922 lançaram a pedra fundamental. Em 1924 inauguraram-na, mesmo sem resposta ao requerimento a Roma pedindo o retorno dos privilégios cassados. O que só aconteceu em 1925. 


A igreja São José, de Lutzenberger e Adloff – Representações

O projeto da nova igreja, assim como a fiscalização de sua execução, coube a José Lutzenberger (Altötting, Alemanha, 1882 – P. Alegre, 1951). Um meticuloso que, além das plantas, desenhou e aquarelou suas pinturas, esculturas, móveis, altares e vitrais, cuja execução entregou a outros profissionais. Como foi o caso de Alfred Adloff (Dusseldorf, Alemanha, 1874 – S.Bernardo, SP, 1949).  Como Lutzenberger (Fig. 1), dono de sólida formação técnica, artística e científica européia, muito acima da média.  

Dos modelos de Lutzenberger destacam-se as aquarelas de seus vitrais (Fig. 2), das quais os vitralistas da Casa Veit transpuseram as aberturas da São José. Das pinturas sobressaem o Casamento de Maria e José (Fig. 3 – Esquerda) e a Sagrada Família em Nazaré (Fig. 3 – Direita), pintada nos anos 1940 com ajuda de alunos da Escola de Belas Artes, onde Lutzemberger “germanizou” a cena com um “colono-gaúcho”,  José oferecendo a Jesus um pão “colonial”, e nas flores que circundam a figura de Maria. 

Das esculturas que Lutzenberger projetou e Adloff modelou destacam-se a figura de São José, em mármore, para o altar principal (Fig. 4 – Esquerda), também atribuída a André Arjonas, mas dada como de Adloff pelas fontes da São José, assim como o grupo São José com o Menino (Fig. 4 – Direita), em feitura direta, para a fachada da Igreja. Mais as duas esplêndidas placas do hall de entrada. Uma alusiva à Independência (Fig. 5 – esquerda), outra ao grupo dos Construtores da igreja São José (Fig. 5 – Direita).


Fig. 1 – Esquerda: José Lutzenberger. Foto acervo da família Lutzenberger. Direita: Alfred Adloff. Foto acervo família Adloff. Composição: acervo do autor, Porto Alegre, RS.

Fig. 2 – Esquerda: José Lutzenberger. Vitral São Sebastião, c. 1924. Nanquim e aquarela sobre papel, 16,6 x 23,8 cm. Acervo família Lutzenberger, Porto Alegre, RS. Direita: Vitral São Jorge, c. 1924. Nanquim e aquarela sobre papel, 17,8 x 25,5 cm. Acervo família Lutzenberger. Composição: acervo do autor, Porto Alegre, RS.

Fig. 3 – Esquerda. José Lutzenberger e alunos. Casamento de Maria e José, década 1940. Pintura mural. Igreja São José, Porto Alegre, RS. Direita: José Lutzenberger e alunos. Sagrada Família em Nazaré, década 1940. Pintura mural. Igreja São José, Porto Alegre, RS. Composição: acervo do autor, Porto Alegre, RS.

Fig. 4 – Esquerda. Alfred Adloff. São José com Jesus Menino, c. 1924. Mármore de carrara. Altar principal da igreja São José, Porto Alegre, RS. Direita: Alfred Adloff. São José com Jesus menino, c. 1924. Feitura direta em areia, cimento e cal. Fachada da igreja São José, Porto Alegre, RS. Composição: acervo do autor, Porto Alegre, RS.

Fig. 5 – Esquerda: Alfred Adloff. Grito da Independência, c. 1924. Galvanoplastia. Hall de entrada da igreja São José, Porto Alegre, RS. Direita: Alfred Adloff. Os construtores da igreja São José, c. 1924. Galvanoplastia.  Hall da entrada da igreja São José. Composição: acervo do autor, Porto Alegre, RS. 




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