Memória

1924 em diante: a Igreja Evangélica Luterana e a Igreja São José, uma disputa de visualidades

Change Size Text
1924 em diante: a Igreja Evangélica Luterana e a Igreja São José, uma disputa de visualidades

PORTO ALEGRE 250 ANOS: HISTÓRIA, FOTOGRAFIA E REPRESENTAÇÕES

1924 em diante: a Igreja Evangélica Luterana e a Igreja São José, uma disputa de visualidades – História.

Entre 1924 e meados da década de 1960, Porto Alegre assistiu a uma espécie de disputa de visualidades entre duas igrejas da cidade. Os endereços dessa disputa foram a av. Alberto Bins, 467, onde, em 1924, foi inaugurada a igreja São José dos católicos alemães (ver Parêntese, 12.11.2022), e a rua Senhor dos Passos, n. 205, onde ficava a sede da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), ligada ao luteranismo alemão (Fig. 1). Distinta, portanto, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), ligada ao Sínodo de Missouri. 

O templo da igreja evangélica de Porto Alegre só ganhou sua torre no alvorecer do séc. XX (entre 1901 e 1902). Isso porque a constituição do império, vigente de 1824 a 1889, em seu artigo 5º, estabelecia que, como “a religião católica apostólica romana é a religião oficial do Império, todas as outras religiões serão permitidas em seu culto doméstico [porém] em casas sem forma alguma exterior de Templo (grifo nosso)”.

A fachada da igreja dos luteranos alemães parece que caiu nas graças dos porto-alegrenses. Tanto que, na década de 1960, quando a direção do Centro Evangélico de Porto Alegre decidiu demoli-la para a execução do projeto “brutalista” (utilização de materiais em seu estado natural) de Carlos Maximiliano Fayet, com seu bloco administrativo, edifício de apartamentos, praça semipública e uma capela semioculta, a grita foi geral. Com Leandro Telles de gramofone na mão. Não adiantou. 


A Igreja Evangélica Luterana e a Igreja São José – Representações

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.