Memória

1934 – Iluminação e urbanização de Ipanema

Change Size Text
1934 – Iluminação e urbanização de Ipanema

1934 – Iluminação e urbanização de Ipanema – História

Em fevereiro de 1934 inaugurava-se “a iluminação pública da praia de Ipanema, mediante colaboração da Prefeitura e da empresa loteadora daquele balneário” (FRANCO, Sérgio da C. Porto Alegre ano a ano: cronologia história. Porto Alegre, Letra & Vida, 2012, p.229). A empresa loteadora, no caso, era a Sociedade de Terrenos Balneário Ipanema Ltda., fundada em 1931, e que se propunha à “divisão e venda … do imóvel por ela comprado de Otto Niemeyer” e em cuja direção estavam “os sócios Dr. Oswaldo Coufal e Ariosto Agrifólio” (A Federação, 16.04.1931, p. 2).

O loteamento do balneário e sua nova iluminação indicam que aos antigos equipamentos com que o bairro já contava, como a linha férrea, hotéis, restaurantes, sítios de lazer, etc. (Ver Parêntese, 07.05.2022), veio se somar o potencial energético trazido pela inauguração da atual Usina do Gasômetro, em 1928 (ver Parêntese, 28.01.2023). Antes a energia vinha de “um gerador próprio e por um tempo limitado de uso diário” (MACHADO, Janete R. Ipanema: memórias de um bairro da zona sul de Porto Alegre. Porto Alegre, Editora Fy, 2018, p.58). Mais energia elétrica, mais sensação de bem-estar, mais vontade de ficar em Ipanema. Mais habitantes na cidade (179.000 habitantes em 1920, 272.000 em 1940), mais moradores no bairro. Agora não só nas férias e finais de semana, mas residindo o ano inteiro. Espaço tinha bastante, como podemos verificar pelas fotos da época (Fig. 1). Luz elétrica também. Inclusive para um “Garden Party”, como fizeram os Bastian Meyer, da Vila Matilde, em 1938, quando da visita da primeira dama Darci Vargas, esposa do Presidente Vargas (Fig. 1).


Ipanema, seus jardins e seu passeio – Representações

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.