Memória

1935 – O centenário da Revolução Farroupilha

Change Size Text
1935 – O centenário da Revolução Farroupilha

PORTO ALEGRE 250 ANOS

1935 – O centenário da Revolução Farroupilha – História

No ano de 1935 a Porto Alegre dos imperiais, que resistiu à invasão farroupilha, celebrou o centenário do levante dos farrapos. Como todas as efemérides centenárias de data redonda (fora algumas exceções, quando alguns oportunistas tentam se apropriar daquilo que é comum a todos), foi uma ocasião de efusivas comemorações. 

O Centenário Farroupilha, como acontecimento histórico, pode ser visto na ótica cristã-criacionista, que procura em tudo um único marco inicial (o Deus criador). Ou no esquema do evolucionismo-difusionista, que vê as coisas como um contínuo linear de causas e conseqüências, com um único foco irradiador. Nestes dois esquemas interpretativos, o Centenário Farroupilha poderia ser visto, então, como o fato gerador do futuro MTG (anos 1950). E uma terceira, dentro do que poderíamos chamar de causação circular. Uma coisa sendo puxada por outra, que se volta sobre a primeira, passando então a puxá-la. Como um cusco dando voltas em torno do próprio rabo.

Na causação circular, o Centenário Farroupilha poderia, pois, ser visto como parte de um processo. De afirmação do gauchismo. Anteriormente influenciado pela literatura regionalista da década de 1920, e pelas “revoluções” de 1930 e de 1932, para depois reforçar tais movimentos. No plano nacional, como inserido no processo de procura de símbolos que representassem toda a nação. São Paulo tinha o Bandeirante. Os mineiros, Tiradentes. Os nordestinos, Padre Cícero. E nós, o gaúcho fazendeiro-militar-armado. 


1935 – O centenário da Revolução Farroupilha – Representações

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.