Memória

1940 – O “primeiro” bicentenário de Porto Alegre

Change Size Text
1940 – O “primeiro” bicentenário de Porto Alegre

PORTO ALEGRE 251 ANOS

1940 – O “primeiro” bicentenário de Porto Alegre – História

Em 1940 Porto Alegre comemorou o seu “primeiro” bicentenário, num contexto de visíveis índices de desenvolvimento material, como o Palacete do Comércio e os edifícios Sulacap e Sulamérica. Assim como de grandes obras, como a transposição do Dilúvio e abertura da Farrapos. O prefeito-nomeado (pouco antes do Estado Novo) era José Loureiro da Silva, que contava com orçamentos da ditadura varguista para aparar arestas num Estado (o RGS) que, junto com S. Paulo, quis apeá-lo do poder em 1937.

Aproveitando a popularidade, Loureiro resolveu comemorar seus feitos considerando o 5 de novembro de 1740 (data do recebimento da Carta de Sesmaria por Jerônimo de Ornellas) como a data da fundação da cidade. Consultou o Instituto Histórico e Geográfico, que respondeu que dava, sim, para comemorar. Apesar de vozes discordantes que insistiam que da sesmaria de Jerônimo de Ornellas não resultou a cidade. Em outras palavras, que povoamento não era exatamente fundação.  

E, dessa forma, por 32 anos Porto Alegre comemorou seu aniversário no dia 5 de novembro. Isso só foi alterado quando, no governo municipal de Telmo Thompson Flores (1969-75), também prefeito-nomeado, agora pela ditadura militar, e que também fez muito pela cidade (viadutos, perimetrais, parques, etc.). Igualmente consultou o Instituto Histórico e Geográfico que, desta vez, não titubeou. Cravou que a data da fundação da cidade devia ser 27 de março de 1772 por ser nesta data que, já formado o povoado (açorianos, etc.), foi criada a freguesia, ou seja, uma paróquia para registros de batismos, casamentos e mortes. Por ser bem mais razoável, permanece assim até hoje.


O “primeiro” bicentenário de Porto Alegre – Representações

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.