Prefeito da semana

A rota atípica: o Senador que virou Prefeito

Change Size Text
A rota atípica: o Senador que virou Prefeito José Fogaça. Foto: Senado

42º Prefeito
Nome: José Fogaça
Partido: Partido Popular Socialista (PPS), depois Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB, atual MDB)
Período que governou: 01/01/2005 a 30/03/2010

A chegada de José Fogaça à Prefeitura de Porto Alegre cumpriu uma trajetória atípica no caminho que os ocupantes do Paço costumaram percorrer ao longo da história da cidade. Em geral, para aqueles que seguiram carreira política, a Prefeitura funcionou como um degrau, um posto intermediário: começava-se como vereador ou deputado, a oportunidade de governar a Capital se apresentava, e dali se tentava seguir em frente rumo ao Piratini ou ao Senado. Um ex-senador tentando virar prefeito era uma história da qual praticamente não se ouvira falar até que Fogaça, saído de dois mandatos que o fizeram representar o Estado entre 1987 e 2003, lançou-se para uma bem-sucedida campanha para o cargo máximo do Executivo porto-alegrense.

Advogado, professor de literatura e compositor afamado, autor de clássicos do cancioneiro gaúcho como Vento Negro, Fogaça optou por tentar a Prefeitura após romper temporariamente com seu partido histórico, o PMDB, e não conseguir renovar a presença no Senado nas eleições gerais de 2002, quando concorreu pelo PPS. Era um político com história: se a ordem dos cargos que ocupou foi pouco usual, muito disso se deveu à precocidade. Quando assumiu como senador pela primeira vez, em 1987, era então o mais jovem nome do país na Câmara Alta, ainda com 39 anos.

[Continua...]

Eleições Municipais
Série Prefeito da Semana


A série Prefeito da Semana, produzida pela equipe do Matinal, tem uma reportagem inédita por semana e está sendo publicada ao longo de 2020, mais um ano de eleição municipal – essa com novos contornos devido à pandemia. Nosso objetivo é resgatar as histórias de quem comandou Porto Alegre desde o início da República.

O acesso a esse especial é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.