Recomendações

As reflexões fictícias de Carolina com a correspondência autêntica de Machado

Change Size Text
As reflexões fictícias de Carolina com a correspondência autêntica de Machado Foto: Libretos/Divulgação

A portuguesa Carolina Augusta de Novaes Machado de Assis (1835 – 1904) viveu por mais de 30 anos no Brasil. Foi uma mulher reconhecidamente culta, inteligente e discreta, casada com Machado de Assis (1839 – 1908), a quem teria apresentado livros de literatura portuguesa e inglesa – além de ter revisado, retificado e passado a limpo os textos do grande escritor brasileiro. Pouco se sabe da vida de Carolina em Portugal – o que motivou a romancista Rosa Busnello a escrever o que chama de “biografia improvável” da personagem.

Em O Livro de Carolina – A improvável biografia de Carolina Machado de Assis (Libretos, 232 páginas, R$ 49), a autora mistura cartas e reflexões fictícias de Carolina com a correspondência autêntica de Machado, que forma parte do acervo público da Academia Brasileira de Letras. A pesquisa estendeu-se também por estudos em genealogia, livros já esgotados e jornais da época.

Fascinada por romances históricos desde sempre – biografias também, mas em segundo lugar –, Rosa ficou intrigada pelo mistério que cerca a vida Carolina, dedicando-se ao projeto por mais de três anos. “Meu processo criativo é de imersão. Tenho de ser a voz de minha personagem”, explica a romancista.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.