Recomendações

Das telas dos celulares para as páginas do livro

Change Size Text
Das telas dos celulares para as páginas do livro

LIVRO | Pedro Vinicio: Tirando tudo tá tudo bem, de Pedro Vinicio

“Não deixe pra amanhã o que você pode deixar pra lá.” “Se a vida te derrubar, aproveite e durma.” “Acordo cedo pra me atrasar com calma.” “Tudo pode acontecer, inclusive nada.” Essas mensagens, tão divertidas quanto dolorosamente reais, são de Pedro Vinicio, guri nascido em 2005 na cidade pernambucana de Garanhuns que – acompanhadas de desenhos expressivos, com um ar infantil e ao mesmo tempo desesperado – viralizaram a partir de 2020. Agora, com quase meio milhão de fãs nas redes sociais – incluindo artistas, celebridades e influencersque frequentemente comentam e republicam as criações –, os pensamentos desse filósofo pop de 15 anos passam das telas dos celulares para as páginas do livro Pedro Vinicio: Tirando tudo tá tudo bem (Cobogó, 128 páginas, R$ 69).

Pedro começou a esboçar seus primeiros desenhos em sala de aula e, sem a menor pretensão, resolveu postar alguns deles na internet. Logo virou um fenômeno no mundo digital brasileiros. O volume reúne 99 imagens que tratam de temas como ansiedade, expectativa, indecisão, procrastinação, fobia social e relações. A publicação conta ainda um texto assinado por Luisa Duarte, crítica e curadora de arte independente, que faz uma breve análise do trabalho de Pedro, refletindo sobre seu papel na cultura das redes sociais e apontando as razões para seu estrondoso sucesso.

“Ao realizar essa quebra de expectativas, Pedro não só nos ensina a não nos levarmos tão a sério, como descortina, a um só tempo, a chance de alianças baseadas nas vulnerabilidades. No limite, entre rabiscos e risos, nos fala sobre outros modos de existência, menos solitários e mais solidários”, escreve Luisa.


[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.