Firme análise do processo comportamental e eleitoral brasileiro

LIVRO | Memórias de um Tempo Obscuro, de Ricardo Viveiros

Novo livro do jornalista e escritor Ricardo Viveiros, Memórias de um Tempo Obscuro (Contexto, 208 páginas, R$ 49,90) reúne artigos publicados originalmente nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, entre 2018 e 2022. Os textos retratam e fazem firme análise do processo comportamental e eleitoral que levou Jair Bolsonaro à presidência e do período no qual seu governo negou a ciência, negligenciou a covid-19, fez pouco caso da cultura e da educação, envolveu-se em escândalos, conspirou contra a democracia e provocou imensa e turbulenta polarização.
O conteúdo contribui para que o leitor entenda de modo mais amplo e didático o cenário no qual a população brasileira dividiu-se entre os “contra” e os “a favor”. Como observa Viveiros na introdução da obra, “tomaram força temas relevantes que, sob radical confronto e não salutar debate, permitiram surgir e aumentar uma Cultura do ódio, título de um dos artigos. A moderna tecnologia da comunicação tornou-se arma poderosa nesse embate, dando espaço às fake news, que comprometem a verdade”.
No prefácio do livro, o cientista social José de Souza Martins ressalta que o autor cumpre a função crítica própria desse tipo de literatura – que, segundo ele, é a de estranhar: “Reúne uma extensa coleção de estranhamentos para que, por meio deles, nos estranhemos e, também, estranhemos esse cotidiano sufocante, cansativo, desanimador que nos esteriliza a consciência, a capacidade de perceber os absurdos disfarçados nas dobras da irresponsabilidade política e da alienação social”.
LIVRO | Ópera Flutuante: Teatro Lírico, Literatura e Sociedade no Rio de Janeiro do Segundo Reinado, de Marcelo Diego
[Continua...]