Recomendações

O direito de maneira clara e sem apegos ao juridiquês

Change Size Text
O direito de maneira clara e sem apegos ao juridiquês Foto: WMF Martins Fontes/Divulgação

Livro Biografia Não Autorizada do Direito, de Fábio Ulhoa, apresenta o direito de maneira diferente da literatura jurídica. Veja essa e outras dicas do Roger Lerina na Parêntese 87.

LIVROS 

Biografia Não Autorizada do Direito | Fábio Ulhoa Coelho

Para que serve o direito, afinal? Enquanto a maioria enxerga-o como responsável pelo ordenamento da sociedade, o advogado e professor Fábio Ulhoa Coelho escolhe defini-lo como o sistema pelo qual são tratados os conflitos que geram disputa, discórdia e violência. Em seu livro Biografia Não Autorizada do Direito (WMF Martins Fontes, 424 páginas, R$ 59,90), o autor busca desfazer crenças do senso comum estabelecidas em torno do direito, indo à raiz desses desentendimentos ao recorrer à história e mesmo à filosofia. Ao esclarecer sobre leis, decretos, jurisprudência, Poder Judiciário e demais questões-base do direito, de forma clara e sem apegos ao juridiquês, Fábio Ulhoa produziu uma obra que desvela temas fundamentais da vida em sociedade ao cidadão contemporâneo – que, ao entender melhor sobre o direito, consegue compreender seus instrumentos, sua utilidade e seu impacto nos sujeitos.

Para Fábio Ulhoa, o livro é uma biografia não autorizada porque apresenta o direito de maneira diferente da literatura jurídica, fazendo constatações que talvez o próprio biografado preferiria não enxergar, como afirma metaforicamente o autor. A narrativa central da biografia do direito é a história que parte do fortalecimento dos mais fracos para o empoderamento das minorias nas democracias maduras. 

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.