Recomendações

O longo poema-ensaio de Godard em língua portuguesa

Change Size Text
O longo poema-ensaio de Godard em língua portuguesa Foto: Círculo de Poemas – Fósforo e Luna Parque/Divulgação

LIVROS

História(s) do Cinema | Jean-Luc Godard

Entre 1988 e 1998, Jean-Luc Godard escreveu e montou o monumental História(s) do Cinema (Círculo de Poemas – Fósforo e Luna Parque, tradução de Zéfere, 192 páginas, R$ 79,90), trabalho que resultou em um filme de oito episódios e nesse longo poema-ensaio. Nele, o ícone da nouvelle vague se firma como grande pensador do cinema ao fazer coincidir a história do século e a sua história como artista. Manuseando um grande arquivo em que se chocam pedaços de livros, filmes, pinturas, o cineasta compõe um panorama pessoal, sob a forma de poema, que coloca o dedo em algumas feridas do século 20.

Na orelha do livro, Katia Maciel afirma que Godard filma com a máquina de escrever “a genealogia do cinema depois da pintura, do plano americano ao close, dos irmãos Lumière a Hitchcock, da nouvelle vague e neorrealismo ao cinema hollywoodiano. A guerra. O horror. O amor. A loucura. A história do cinema como imagem da história”.

História(s) do Cinema apresenta, pela primeira vez em língua portuguesa, aquela que é considerada uma das maiores criações de Godard, espécie de súmula do conjunto da obra realizador de clássicos como Acossado (1960), O Desprezo (1963) e Alphaville (1965). 


O Inimigo Conhece o Sistema | Marta Peirano

Foto: Rua do Sabão/Divulgação

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.