Recomendações

Recomendações da semana #47

Change Size Text
Recomendações da semana #47 Livro integra coleção Cabeças da Periferia. Foto: Cobogó/Divulgação

LITERATURA

Cabeças da Periferia | Editora Cobogó

A coleção Cabeças da Periferia, da Editora Cobogó, reúne entrevistas com artistas-ativistas das periferias brasileiras que transformam, com seu trabalho e mobilização, seus entornos e a conexão com o mundo. Os primeiros três livros apresentam o comunicador Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, o escritor Jessé Andarilho, autor de Fiel (Objetiva, 2014) e Efetivo Variável (Alfaguara, 2017), e a dançarina e pesquisadora Taísa Machado, criadora do Afrofunk. Como protagonistas de suas próprias narrativas, eles revelam o que pensam e como criam, falando de seus projetos e ativismos, realidades e ações transformadoras.

A coleção, que conta com a organização de Marcus Faustini, escritor e idealizador da Agência de Redes para a Juventude, traz a cada livro entrevistas conduzidas por ele com comentadores convocados para esquentar as conversas.

Nesses três livros primeiros livros da coleção, cujas capas são ilustradas com obra do artista visual carioca Maxwell Alexandre, descobre-se quais as estratégias de criação e ativismo desses personagens.

DISCO

Sobrevoo | Rodrigo Bragança e Benjamim Taubkin

Rodrigo Bragança e Benjamim Taubkin. Foto: Venturini Assessoria de Comunicação/Divulgação

Dois instrumentos que, em geral, possuem as mesmas funções harmônicas e melódicas. Um duo que apresenta dois universos particulares, com música brasileira, forte influência do jazz, um pouco do Oriente e, também, a canção popular. Assim é Sobrevoo, álbum do duo formado pelo guitarrista Rodrigo Bragança e o pianista Benjamim Taubkin (foto).

O lançamento nas plataformas digitais será em 23 de outubro – e, no mesmo dia, Bragança realizará uma live, às 21h, em seu canal no YouTube, com participações especiais, contando sobre o projeto.

Com composições inéditas dos dois artistas, o disco reúne o piano sofisticado, e cheio de nuances de Taubkin e a guitarra por vezes experimental de Bragança, propondo texturas e camadas de timbres que geram paisagens sonoras inusitadas. “Creio que é um disco para se escutar com calma, da mesma forma como foi gestado. E que pode abrir pequenas portas para a contemplação de lugares que a nós parecem desejáveis. Frestas para a construção deste mundo que queremos. Mais contemplativo. E pacífico”, explica Taubkin.

Assista ao vídeo de Oriente aqui.

PODCAST

Podcast Cantinho da Leitura.
Foto: Reprodução

Cantinho da Leitura

Sugerir livros e dar dicas para despertar o gosto pela leitura desde a primeira infância. Com esse objetivo foi criado o podcast Cantinho da Leitura, um projeto da F Cunha Produtora em colaboração com o Vós, portal de jornalismo independente e experimental. O podcast teve seu lançamento em 12 de outubro nas plataformas digitais, em uma homenagem ao Dia das Crianças.

Na estreia, foram abordados como tema o novo coronavírus e o luto, destacando como os livros infantis podem ser um recurso importante para promover o diálogo em família em assuntos sensíveis, porém necessários de serem tratados com os pequenos. O podcast, que terá periodicidade mensal, abordará conteúdos atuais e urgentes como antirracismo, feminismo e democracia a partir de uma seleção de obras de literatura Infantil.

Escute o podcast aqui.

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.