Recomendações

Um livro sobre feministas nas diferentes esferas do cotidiano

Change Size Text
Um livro sobre feministas nas diferentes esferas do cotidiano Foto: Ubu/Divulgação

LIVRO

Viver uma Vida Feminista | Sara Ahmed

Mais do que um livro sobre feminismo, Viver uma Vida Feminista (Ubu, 448 páginas, R$ 99) é um livro sobre as feministas: como elas são, como vivem e o que significa, na prática, ser feminista. A escritora e acadêmica anglo-australiana Sara Ahmed delineia os princípios de uma teoria encarnada, ancorada em suas vivências pessoais como feminista em diferentes esferas do cotidiano: no meio acadêmico, como professora; na família, como filha; na vida afetiva, como lésbica.

Nesse compêndio teórico de reflexões sobre experiências pessoais de injustiça – que ressalta os sentimentos de raiva, frustração e revolta dela decorrentes –, a autora descreve como as feministas são alienadas dos meios que frequentam quando são percebidas como um incômodo, destacando que apontar a existência de uma situação de injustiça já constitui, em si, um incômodo para aqueles que se encontram em posições de poder.

A obra também pode ser lida como uma coletânea de crônicas protagonizadas pela “feminista estraga-prazeres” – figura que Ahmed começa a desenvolver em outras obras e, sobretudo, em seu blog pessoal feministkilljoys.com, mas que ganha uma apresentação mais sistemática nesse livro. Nesses textos, com frequência é a própria Ahmed que assume o papel da feminista estraga-prazeres – mas ela também apresenta relatos de colegas e toma sempre o cuidado de descrever episódios de sua vida pessoal de modo a convidar outras feministas a refletirem sobre suas próprias vidas. O objetivo dessas identificações cruzadas é criar um repositório comum de estratégias para resistir às manifestações estruturais – institucionais e cotidianas – do sexismo, do racismo e de outras formas de marginalização.


DISCO

Ubuntu | Leila Maria

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo ?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.