Recomendações

O real e o imaginário envolvem Frida Kahlo

Change Size Text
O real e o imaginário envolvem Frida Kahlo Foto: Olho de Vidro/Divulgação

LIVROS

Uma História Possível | María Baranda

Em Uma História Possível (Olho de Vidro, 120 páginas, R$ 44,90), publicado originalmente na Espanha em 2010 e agora traduzido para o português por Heloisa Jahn, a escritora María Baranda desenvolve uma narrativa em que o real e o imaginário se entrelaçam de maneira poética e instigante, levando o leitor para dentro do universo que foi ou poderia ter sido o de Frida Kahlo (1907 – 1954). Na interseção entre realidade e ficção, a autora explora o mundo que a pintora mexicana, desde cedo, buscou representar de modo muito particular em sua arte.

A narrativa concentra-se no período da infância e da adolescência de Frida. Nessa época de enorme importância política para seu país, uma revolução popular que se estendeu por 10 anos marcou o início da fase moderna do México. Foi nesse contexto histórico que aconteceu a formação da menina franzina que tinha uma perna mais fina do que a outra em decorrência de uma poliomielite contraída aos seis anos e que desde pequena demonstrou um grande fascínio pela observação do mundo.

Na história, Frida, o pai, a mãe e as irmãs são personagens inspirados nessas figuras reais, enquanto outros são ficcionais. A residência descrita no livro remete à Casa Azul, lugar onde a família viveu no distrito de Coyoacán, na Cidade do México, e que hoje abriga o Museu Frida Kahlo. A autora apropria-se da realidade e manipula fatos, hipóteses e invenções para contar uma história possível sobre a infância e a adolescência dessa personalidade tão complexa e fascinante.


Bem-Vinda à América | Linda Boström Knausgård

Foto: Rua do Sabão/Divulgação

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.