Recomendações

Visão atmosférica, natural e urbana

Change Size Text
Visão atmosférica, natural e urbana Foto: Libretos/Divulgação

LIVROS

Zeca, o Fotógrafo | José Gerbase Filho

O volume reúne 60 fotos coloridas e preto e branco de José Gerbase Filho (1948 – 2021), engenheiro mecânico e professor universitário na UFRGS apaixonado por fotografia. Zeca, o Fotógrafo (Libretos, 80 páginas, R$ 42) tem organização de Luiz Francisco Gerbase e apresentação de Carlos Gerbase – dois dos cinco irmãos do fotógrafo. A visão atmosférica, natural e urbana das fotos de Zeca divide-se em capítulos temáticos no livro: Zeca e a CorAs MontanhasSão José dos AusentesSanta Catarina Porto Alegre.

O cineasta e professor universitário Carlos Gerbase define as prioridades do olhar de fotógrafo aventureiro do irmão: “Creio que são importantes escolhas inconscientes: barcos e aves estão sempre viajando, navegando, voando. Se a natureza de São José dos Ausentes, com seus morros milenares e árvores seculares, tem uma beleza em lenta mutação, pelo jogo diário da luz do sol e pela passagem das estações, barcos e aves movimentam-se com dinâmica rapidez, como os carros que Zeca gostava de dirigir em trilhas que exigiam tração nas quatro rodas. Nesse contraste entre uma vida ligada à natureza e uma busca paralela da velocidade e da eficiência das máquinas está, quem sabe, uma das chaves para compreender o Zeca como ser humano”.


Gaugamela | Cláudio Guimarães dos Santos

Foto: Francisco Alves/Divulgação

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.