Relampo

Depois da tempestade vem mesmo a bonança?

Change Size Text
Depois da tempestade vem mesmo a bonança?

Revólver na Mesa

“A imagem é a do governador Bussi [entre 1976 e 1978]. Está sentado em seu escritório. Conversa com duas pessoas. E sobre a mesa, a seu lado, há um revólver. Trata-se de uma foto oficial: foi tirada por gente da administração Bussi e deliberadamente difundida. Bussi governa então a província de Tucumán; província que padece de uma dupla marginalidade: uma marginalidade histórica (situação da província diante do colonialismo interno de Buenos Aires) e uma marginalidade característica do sistema de livre mercado: concentração de renda, pequenos e médios empresários falidos, escassez de postos de trabalho. Esse quadro social desolador conduziu os marginalizados de Tucumán a eleger um fascista, em busca de Ordem e Trabalho, algo que os fascistas sabem prometer bem e executar só em um de seus aspectos: a Ordem; a dos cemitérios, quase sempre. (…) Que o revólver do governador esteja sobre a mesa quer dizer precisamente isto: o revólver, agora, está sobre a mesa. Já não está guardado. (…) A mensagem é clara: ‘Por agora’, parece dizer o governador, ‘o revólver está aí. Ainda não o estou empunhando, porém vocês – todos vocês – já o veem. E basta esticar meu braço para empunhá-lo. Não me obriguem a fazê-lo. Não me obriguem a fazer algo que, se for necessário farei: empunhar o revólver’. Em suma: a violência estava à mão.”

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.