Um outro futebol é possível

O jogo é do povo

Change Size Text
O jogo é do povo Ilustração: César Zárate

Tempos atrás, escrevi nas redes sociais sobre a elitização do futebol. Comentei que o esporte havia surgido na elite, o povo o havia roubado e, com a transformação dos estádios em arena e do jogo em espetáculo e com a gentrificação constante dos espaços públicos, a elite estava roubando-o de volta. Horas depois, meu amigo Claiton Magalhães, profundo conhecedor da periferia de Porto Alegre, mandou mensagem lembrando-me que, em outras palavras, o povo ainda era dono do esporte, por conta da existência e da força do futebol de várzea.

Argumentou que nossa cidade tem times de diversas comunidades com 50, 60 anos de história. Disse que, apesar da inexistência de campeonato municipal, as ligas de bairro continuam funcionando, em meio à criminosa especulação imobiliária que engole os campos. E, claro, assim como no Murialdo, no Alim Pedro ou na Restinga, aqui na capital gaúcha as comunidades das periferias da maioria das cidades brasileiras mantêm a tradição de resistência do futebol de várzea.

E daí?

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.