Artes Visuais

Noite dos Museus fará reabertura da Usina do Gasômetro

Change Size Text
Noite dos Museus fará reabertura da Usina do Gasômetro Foto: Marcelo Viola/PMPA

Evento que reuniu 185 mil pessoas nas ruas e nos espaços culturais da capital gaúcha em 2023, o Noite dos Museus prepara mais uma edição histórica para este ano. Além de reabrir para visitação gratuita e em horário inusitado todos os espaços que participaram da edição passada, o projeto fará a reabertura da Usina do Gasômetro, um dos cartões-postais de Porto Alegre.

Para dar conta do público crescente, o evento ampliou, mais uma vez, o número de instituições participantes. Ao todo, serão 22 espaços abertos, com entrada franca, das 18h até a meia-noite de 18 de maio, abrigando diversas manifestações artísticas, que vão da música ao teatro.

Além da reinauguração, o evento inda agregará ao circuito o Museu da Cultura Hip Hop RS e o Instituto Caldeira, espaços ligados com a cultura urbana e a inovação, que reforçam o comprometimento do evento com o que é contemporâneo e relevante.

Entre os novos locais está ainda o Mercado Público como o museu vivo de Porto Alegre – um local democrático e ecumênico por onde circulam diariamente pessoas das mais diferentes origens, classes sociais e raças.

Para a reinauguração da Usina do Gasômetro, o Noite dos Museus convidou o renomado fotógrafo e multiartista Gabriel Wickbold a criar uma exposição inédita para a ocasião. Fechado desde 2017, o espaço voltará a receber o público com a mostra imersiva MAZE, que reúne uma série de imagens autorais do artista, marcando sua estreia na cidade. A exibição será aberta ao público durante o evento e ficará em cartaz até o dia 28 de julho.

Entre as novidades da oitava edição, também estão o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul e o Museu de Anatomia da UFCSPA, que se juntam aos locais que já haviam participado em 2023: o Centro Cultural da UFRGS, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o Espaço Força e Luz, a Galeria de Arte do DMAE, o Goethe-Institut, o Memorial do Theatro São Pedro, o Museu da Brigada Militar, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Paço de Porto Alegre, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Militar do Comando Militar do Sul, o Palácio Piratini, a Pinacoteca Ruben Berta e o Planetário da UFRGS, assim como a Cinemateca Capitólio, que, neste ano, terá uma programação em parceria com o Instituto de Cultura da PUCRS.

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?