Artigos | Cinema

De Niro paga o alto preço da integridade

Change Size Text
De Niro paga o alto preço da integridade Petra Belas Artes à la Carte/Divulgação

Um dos poucos filmes escritos e dirigidos pelo produtor norte-americano Irwin Winkler, Culpado por Suspeita (1991) é um dos recentes títulos disponíveis no catálogo da plataforma Petra Belas Artes à la Carte. Misturando personagens reais e fictícios, a história é inspirada na infame lista negra da indústria cinematográfica em Hollywood, uma das consequências do movimento anticomunista conhecido como “macarthismo”, liderado pelo senador Joseph Raymond McCarthy durante os anos 1950, nos Estados Unidos.

Em Culpado por Suspeita, David Merrill (Robert De Niro) é um prestigiado cineasta chamado a prestar depoimento para o comitê que investiga atividades consideradas antiamericanas, no começo da década de 1950, logo na chegada de uma viagem que fez à França em busca de locações para um novo filme. Como muitos colegas do meio, o diretor chegou a frequentar na juventude um par de reuniões políticas de simpatizantes de ideias esquerdistas e conhece artistas e técnicos que tiveram alguma ligação com o partido comunista nos Estados Unidos.

Garoto de ouro do todo-poderoso produtor Darryl F. Zanuck (Ben Piazza), um dos fundadores do estúdio 20th Century Fox, Merrill a princípio acha que não será prejudicado profissionalmente por conta da sua recusa em depor contra o amigo Bunny Baxter (George Wendt). No entanto, logo o protagonista e sua ex-esposa Ruth (Annette Bening) percebem que a pressão para que ele delate o roteirista vai colocar sua carreira em cheque.

Merrill acaba sendo incluído na lista que circula em Hollywood citando nomes de profissionais suspeitos de ter relações com o comunismo e que não devem ser contratados. Boicotado na meca do cinema, impõe-se ao realizador o dilema: manter a recusa em delatar o amigo ou capitular e retomar a carreira?

O mestre Martin Scorsese interpreta em Culpado por Suspeita um diretor fictício chamado Joe Lesser, inspirado no cineasta Joseph Losey (1909 – 1984), que deixou Hollywood na década de 1950 justamente por causa da perseguição do macarthismo. Essa colaboração entre De Niro e Scorsese é uma das poucas em que o realizador de Taxi Driver (1976) e O Irlandês (2019) não dirige o filme ou desempenha funções como produtor. Já Irwin Winkler produziu filmes de Scorsese como New York, New York (1977), Touro Indomável (1980) e O Lobo de Wall Street (2013).

Baseado em episódios acontecidos há quase 70 anos nos Estados Unidos, Culpado por Suspeita reverbera perturbadoramente contemporâneo e familiar no Brasil atual, em que a liberdade de pensamento e expressão artística são acuadas por um governo que hostiliza e sabota artistas, intelectuais, jornalistas e qualquer manifestação criadora que destoe de sua cartilha ideológica.

Culpado por Suspeita: * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Culpado por Suspeita:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?